TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Juridica

Por:   •  1/6/2015  •  Artigo  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 5

PROCESSOS MENTAIS EM PSICOLOGIA JURIDICA

Simone Xavier Vieira

RA: 4200080545

Resumo

Este artigo analisa os processos mentais em psicologia jurídica. O objetivo deste artigo é trazer a definição presentes nos processos mentais, bem como seus complementos.

Como A psicologia jurídica, é uma vertente de estudo da Psicologia, consistente na aplicação dos conhecimentos psicológicos aos assuntos relacionados ao Direito, principalmente quanto à saúde mental, quanto aos estudos sócio-jurídicos dos crimes e quanto à personalidade da Pessoa Natural e seus embates subjetivos. Um dos conceitos analisados pela psicologia jurídica são os Processos mentais.

Palavras chaves: Processos Mentais. Psicologia.

Introdução

Com todo o emaranhado a psicologia jurídica abrange vários estudos e utiliza-se do mesmo, o processo mental é um dos estudos que envolve e possui grande importância para o direito, pois ajuda a entender possíveis casos, e resolver estes,no decorrer do artigo mostrarei o que são os processos mentais.

PROCESSOS MENTAIS EM PSICOLOGIA JURÍDICA

Como A psicologia jurídica, é uma vertente de estudo da Psicologia, consistente na aplicação dos conhecimentos psicológicos aos assuntos relacionados ao Direito, principalmente quanto à saúde mental, quanto aos estudos sócio-jurídicos dos crimes e quanto à personalidade da Pessoa Natural e seus embates subjetivos. Um dos conceitos analisados pela psicologia jurídica são os Processos mentais.

As funções mentais estão presentes em nosso dia a dia, quando acordamos, comemos sentimentos os cheiros das coisas.

Essas funções refere ao processo de pensamento memória, sensação, percepção, linguagem, atenção... Os indivíduos através dessas, desenvolvem visões de si e do mundo que o cerca.

É pelos processos mentais que a mente se efetua. São estes processos, que vão se constituindo desde o nascimento, e que estruturam a nossa vida psíquica e que permite conhecer o mundo, relacionar-se e agir sobre a realidade física e social.

A mente integra: 1. Processos cognitivos (saber)

2. Processos emotivos (sentir)

3. Processos conativos (fazer)

* 1. A Percepção, memória, aprendizagem e a consciência fazem parte dos Processos cognitivos, que são os processos subjacentes para ajudar no conhecimento.

A cognição não é idêntica em todas as fases da nossa vida, as habilidades são criadas e transformam-se durante a crescente maturidade, e do meio que ela vive.

Tem importante função adaptativa e o seu desenvolvimento permite grande complexidade, flexibilidade e sofisticação da capacidade de resolver problemas.

A percepção realiza a interpretação da imagem mental resultante da sensação. Kaplan e Sadock (1993, p 237) definem percepção como um “processo de transferência de estimulação física em informação psicológica; processo mental pelo qual os estímulos são trazidos à consciência”.

O homem nunca percebe uma coisa ou a entende

por completo {...} Os sentidos do homem se limitam

a percepção que ele tem do mundo a sua volta.

Jung (1995, p.21)

A memória é importante para o ser humano, pois ela guarda conhecimentos, informações, acontecimentos.

É a “faculdade de reproduzir conteúdos inconscientes” (JUNG, 1991 p.18)

A aprendizagem é todo processo de socialização, não só neste caso, mas em muitos outros, todos estes comportamentos estão relacionados com os estímulos do meio e são previsíveis. Este processo pode ser analisado a partir de diferentes perspectivas, de forma que há diferentes teorias de aprendizagem. Aprendizagem é uma das funções mentais mais importantes em humanos e animais e também pode ser aplicada a sistemas artificiais.

A consciência é uma qualidade da mente, considerando abranger qualificações tais como subjetividade, autoconsciência, sentiência, sapiência, e a capacidade de perceber a relação entre si e um ambiente.

2. Os processos emotivos estão ligados a emoção, o sentir. Corresponde ás vivencias de prazer, e desprazer e a interpretação das relações que temos com as pessoas objetos, ideais.

Emoções podem ser caracterizadas em primarias e secundarias.

As emoções básicas que identificamos na cultura: felicidade, surpresa, raiva, medo e repugnância.

-As emoções podem ser positivas ou relacionadas com o prazer, e

-Emoções negativas relacionadas com a dor ou o desagrado

Á que se notar que a linguagem e o pensamento são também processos da mente

A Linguagem é considera como um processo mental de caráter. A linguagem é uma propriedade natural do homem, que se comunica com o mundo através de códigos escritos ou falados, a linguagem pode ser considerada uma questão de cultura de um determinado grupo. Cada região, país ou grupo social pode ter sua maneira de falar.

A linguagem influencia no que e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com