TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Jurídica

Por:   •  7/4/2015  •  Resenha  •  2.778 Palavras (12 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA - CAMPUS FLAMBOYANT

CURSO DE DIREITO

I. PIRES

RESUMO DOS ASSUNTOS ABORDADOS NAS AULAS DE PSICOLOGIA JURÍDICA

GOIÂNIA - GO

2015

I.PIRES

RESUMO DOS ASSUNTOS ABORDADOS NAS AULAS DE PSICOLOGIA JURÍDICA

Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação no I semestre na disciplina Psicologia Jurídica, no curso de Direito, à Universidade Paulista-UNIP.

Orientadora: A. Rogéria.

GOIÂNIA - GO

2015

  1. INTRODUÇÃO

A psicologia jurídica é uma área de estudo que compreende, além das analise do comportamento humano, a explicação de fenômenos psicológicos que incidem na conduta legal das pessoas. De acordo com Popolo (1996, p. 21), a psicologia jurídica refere-se ao “campo da psicologia que realiza análises de compreensão críticas sobre as ações humanas, de acordo com o judiciário”.

Entre os assuntos pertinentes a essa temática estão os conceitos de ciência, senso comum, subjetividade, consciente, inconsciente, áreas do saber, entre outros temas estudados pela Psicologia Jurídica. A compreensão desses aspectos é importante para o entendimento de determinados traços da cultura ou saberes, os quais circundam a humanidade.

O presente trabalho tem como objetivo explanar, resumidamente, sobre os temas abordados acima, descrevendo-os e relacionando com Psicologia Jurídica.

  1. CONCEITOS INTRODUTÓRIOS

As diferenças entre:

  • Psicologia: área de atuação do psicólogo, o qual estudou psicologia. Seu objeto de estudo é o comportamento, e tem como finalidade a eliminação de problemas psíquicos.
  • Psiquiatria: área de atuação do médico, o qual se graduou em medicina. Seu objeto de estudo é a biologia e tem como finalidade a eliminação de sintomas através de medicamentos.
  • Psicanálise: área onde atua o profissional psicanalista, sendo aquele que possui uma graduação. Seu objeto de estudo é o inconsciente e busca analisar causas através da fala.

As demais áreas, psicoterapia, paranormalidade e psicopedagogia, não se enquadram nas discursões acerca da psicologia jurídica, enquanto temas a serem estudados por tal disciplina.

Para as definições de consciente e inconsciente, de maneira sucinta, seriam, para o primeiro, o que pode ser observável, e para o segundo, refere-se aos sonhos, aos atos falhos e aos sintomas.

  1. A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS

3.1. CIÊNCIA E SENSO COMUM

O termo “psicologia” é bastante utilizado no cotidiano de grande parte da população, com vários sentidos.  Por exemplo, ao dizer que o vendedor utiliza do seu poder de persuasão no trabalho, supõe-se que ele usa de “psicologia” para vender seu produto. Essa argumentação faz parte do cotidiano das pessoas e é denominada psicologia do senso comum. O senso comum é o conhecimento da realidade e é circundado pela cultura e tradição.

Ainda que esse conhecimento tenha sido adquirido ao longo da vida por observações de mundo, e que não seja embasado em métodos ou conclusões científicas, não deixa de ser uma psicologia. Pode-se concluir que o homem, normalmente, possui um domínio, mesmo que superficial, de saberes acumulados pela psicologia científica, de forma que tem capacidade para explicar ou compreender os problemas cotidianos, numa perspectiva psicológica.

 

3.1.1. Senso Comum: uma visão-de-mundo

 

O senso comum se apropria dos conhecimentos produzidos pelas outras esferas do saber humano, de forma que mistura e reutiliza esses saberes, os quais são mais especializados, e os compactam em uma teoria simplificada, produzindo uma visão-de-mundo. Ele tem a capacidade de integrar, ainda que precário, o conhecimento do homem.

O tempo para que o conhecimento sofisticado e especializado seja absorvido pelo senso comum é mais demorado e não é total. Usar expressões como “ficar neurótico”, ou “psicológico abalado”, é utilizar termos da Psicologia científica, entretanto, sem a preocupação de definir as palavras.

3.1.2. Áreas do Conhecimento

Com a ascendência cada vez mais efetiva do homem na Terra, apenas o conhecimento intuitivo não seria suficiente para que ele dominasse a natureza a favor de seus benefícios.

Entretanto, ciência e senso comum não correspondem às únicas formas de conhecimento utilizadas para entender a realidade humana. Existem outros domínios do saber, tais como a filosofia, a arte e a religião, de forma que o conhecimento não deve ser restringido apenas no âmbito do senso comum e da ciência.

3.2. A PSICOLOGIA CIENTÍFICA

3.2.1. O que é Ciência

O conjunto de conhecimentos referentes à realidade, expressos por uma linguagem precisa, rigorosa, técnica e métodos específicos que podem ser repetidos e comprovados, é denominado ciência. Tais conhecimentos são obtidos de forma programada, sistemática e controlada para que seja constatada sua validade.

O objetivo de várias áreas da ciência é conhecer exatamente como determinado conteúdo foi construído, para que haja a possibilidade de reproduzir a experiência. Portanto, o saber tem a capacidade de ser transmitido, verificado, utilizado e desenvolvido. Novos conhecimentos são produzidos a partir de algo desenvolvido anteriormente. Isso possibilita a continuação da produção científica.

Uma característica fundamental da ciência é a objetividade. Para que seja válida, suas conclusões devem ser passíveis de verificação e isentas de emoção. Todos esses aspectos citados acima é o que se denomina científico, e fazem da ciência fazem uma forma de conhecimento que sobressai o senso comum.

3.2.2. Objeto de Estudo da Psicologia

Para que um conhecimento seja considerado científico, é necessário que possua um objeto específico de estudo. De forma abrangente, a psicologia, assim como todas as ciências humanas, estuda o homem. Mais especificamente, segundo os psicólogos comportamentalistas, o objeto de estudo da psicologia é o comportamento humano. Para os psicólogos psicanalistas, o objeto de estudo seria o inconsciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (141.2 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com