TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia juridica

Por:   •  4/11/2015  •  Resenha  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 4

A psicologia e seu modo de trabalho o capitulo começa Dando uma base sobre isso, exemplificado no texto como a realidade psíquica. Isso, para um melhor entendimento do assunto o texto cita um trecho do livro de Antônio Damásio, que fala, “Às vezes, usamos nossa mente não para descobrir fatos, mais para encobri-las... ainda que nem sempre de maneira intencional.” Com essa parte do livro, se faz pensar na imensidão de resultados e possibilidades de descobertas sobre a mente humana que a psicologia vem produzindo através dos anos.

Já nos parágrafos seguinte se faz a interligação entre corpo, cérebro e mente, vendo que essa ligação, já esclarecendo, que “Sem corpo, não a mente”. Sabendo-se que o cérebro é onde todas as funções se desenvolve, não ultrapassando as limitações mentias do indivíduo, e a sua capacidade de aplica-las no seu físico e mental.

E nos pontos seguintes do texto se esclarece a conexão das funções mentais superiores com a realidade psíquica, onde se inicia com “imagens mentais” de si mesmo e do mundo que os rodeia, interpretam os estímulos que recebem, e elaboram a realidade psíquica e por fim, emitem o comportamento, como cita o texto com exemplos cotidianos.

A síndrome de pirandello é baseada no fato de que o indivíduo elabore uma realidade psíquica a partir dos conteúdos armazenados em sua mente. Muitas vezes o nosso subconsciente nos impulsiona em direção a comportamentos indesejados, sentimentos negativos e até mesmo omissão de fatos, ainda que nem sempre de maneira intencional. As técnicas psicológicas contribuem para que esses fenômenos mentais, traduzidos pelo nosso corpo, sejam identificados a fim de ajudar a sociedade e descobrir verdades.

Os sintomas psicofisiológicos são facilmente analisados nos casos citados no texto em estudo e também n0ssa vida cotidiana. Exemplo, o corpo, a mente e o cérebro são componentes das funções mentais e as transformam em realidade psíquica influenciadora de comportamentos. Outro exemplo é a sensação e a percepção, são dois estímulos interligados que fazem com que informações do mundo exterior e o estado do organismo cheguem ao cérebro como imagem mental para que possa ser traduzido como estímulos sensoriais quando trazidos a consciência. É importante lembrar que os estímulos também possuem característica e peculiaridades que são relevantes para a psicologia jurídica, sendo elas características das sensações, fatores que alteram a percepção, fenômenos da percepção e ao conflito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (36.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com