TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUEM É O CONSUMIDOR E O QUE É O CONSUMIDOR?

Por:   •  2/7/2017  •  Ensaio  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 5

Existe o “consumidor  standart”, presente no art. 2º do CDC e o consumidor por equiparação, presente no art. 17 do mesmo código, bem como o art. 29.

QUEM É O CONSUMIDOR E O QUE É O CONSUMIDOR?

O CDC não traz um conceito fechado de consumidor, tanto é que o art. 2º deixa o conceito em aberto, não fazendo uma concepção taxativa. É um conceito que dá margem a várias interpretações dentro de uma interpretação central.

Assim, por exemplo, quem adquire um bem, mas não o destrói, é destinatário final? Se a pessoa adquire um bem e o vende depois de cinco anos, ela deixa de ser consumidora?

Relação de consumo de bens imateriais: as coisas imateriais podem ser objeto de uma relação de consumo? Ora, o serviço é um bem imaterial, tanto que é tributável (ISS).

Não é necessária a apropriação permanente do objeto da relação jurídica para que esta se caracterize como de consumo. Se diferente fosse, haveria a violação ao direito fundamental à não associação.

LIVRO: AGOSTINHO OLI KOPPE PEREIRA. Responsabilidade Civil por Danos ao Consumidor Causados por Defeitos do Produtos: a teoria da ação social e os direitos do consumidor.

ANA PRATA. Tutela Constitucional da Autonomia Privada.

BAUMAN. Vida para o Consumo.

O Consumo não só é necessário, como imprescindível para a sobrevivência humana. E quando se consome além do necessário? Pode ser que se consuma além do necessário para a sobrevivência, porém está dentro do necessário para a dignidade.

Assim, pode ser que exista uma carga adicional de consumo para viver dignamente, saindo do contrato existencial de consumo, para que se sobreviva.

Quanto maior o caráter patrimonial, menos protegido enquanto contrato existencial.

Críticas

Há quem diga que o consumo não é inerente à natureza humana (marxistas).

Um doutrinador português chamado Antônio Menezes Cordeiro fala que a expressão “Consumidor” está errada, pois deveria ser “Consumador”.

Expressões latinas: consumare e consumere.

Consumare pode ser entendido como “terminar”, ou “realizar”, ou “efetivar”, no sentido de “acabar”.

Consumere pode ser entendido como “destruir”, no sentido de “esgotar”.

Nesse sentido, o que, hoje, se chama de “consumidor” poderia ser assim chamado porquanto ele termina com o bem, mas só esgota, só destrói, a sua circulação, não o bem em si. Ele não destrói o bem para ser destinatário final (bens infungíveis. Sendo bem fungível, isso não se aplica).

Assim, chamar de “consumidor” só faz sentido se se restringir ao sentido econômico: o consumidor retirou o bem do mercado de consumo e, assim, acabou com o ciclo desse produto.

No que diz respeito aos bens infungíveis, que não se destroem com o uso imediato, não se há que falar em “consumir”.

Há relações em que o consumidor consome e outras em que ele consuma.

De toda forma, em todas elas, o consumidor consuma, ou seja, perfectibiliza a relação jurídica, tornando-se o destinatário final, na medida em que interrompe o ciclo daquele bem. Por isso é que o consumidor deveria ser chamado de consumador, pois nem toda relação de consumo envolve destruir o bem, mas toda relação de consumo envolve finalizar seu ciclo.

Tanto é assim que, no direito francês, o consumidor é chamado de consumateur.

O art. 2º do CDC corrobora essa ideia, tendo em vista que o uso também configura consumo, não precisando esgotar o bem.

Questão econômica

O que se costuma confundir quando se fala em Direito do Consumidor é consumo com consumismo, que são situações diferentes, sociologicamente falando.

O consumismo se distancia muito da ideia de consumo, já que o consumo é uma condição natural do ser humano, ao passo que o consumismo é uma concepção recente. O consumo some e aparece o consumismo quando se deixa de buscar apenas o essencial à sobrevivência para se buscar aquilo que é claramente supérfluo e se utiliza apenas por questão de convivência social, e.g., usar determinada marca de roupa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (85.3 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com