TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES SOBRE O DIREITO ADMINISTRATIVO

Por:   •  22/5/2016  •  Exam  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 4

1. QUAL É O CONCEITO DE PODER DE POLÍCIA?

R. O Código Tributário Nacional, conceito legal do Direito Brasileiro, traz a definição do poder de polícia em seu artigo 78: 

Considera-se poder de polícia a atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranqüilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.

Obs: Trata-se de atividade estatal que limita o exercício dos direitos individuais em prol do interesse coletivo.

2. NO DIREITO POSITIVO BRASILEIRO, EXISTE A PREVISÃO DO PODER DE POLICIA?EXPLIQUE.

R. Sim, art. 5º, inciso II, da Constituição Federal que diz: “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”.  O artigo mencionado reflete a imagem do princípio da legalidade, porém, não pode ater-se a ele exclusivamente, pois matérias de ordem pública e de interesse público estão intimamente ligadas ao cerne da legalidade, e como tal, pertence a este plano o poder de polícia; ou melhor, todos os atos da Administração Pública.

3. COMO SE DÁ O SISTEMA DE COMPETÊNCIA MATERIAL NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL? A QUEM É ATRIBUÍDA A COMPETÊNCIA PRIVATIVA? A QUEM É ATRIBUÍDA A COMPETÊNCIA CONCORRENTE? A QUEM É ATRIBUÍDA A COMPETÊNCIA MATERIAL SUBSIDIÁRIA?

R. A competência material ou administrativa é a que pratica atos de gestão.

Art. 21 da CF e Art. 30, III da CF.

COMPETÊNCIA PRIVATIVA: Art. 22 C.F/88: Compete privativamente à União, são conferidas a uma única entidade federativa, mas com a possibilidade de delegação em questões específicas ( artigo 22, § único da CF). 

COMPETÊNCIA CONCORRENTE: Art. 24, C.F/88: Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal.

São atribuídas à União para estabelecer as normas gerais sobre certos temas podendo os estados e o DF desdobrar esses princípios gerais.

O art. 24 da CF embora não fixe a possibilidade de os municípios legislarem concorrentemente sobre certas matérias, essa faculdade é genericamente atribuída pelo artigo 30 da CF, inciso II aos municípios.

COMPETÊNCIA SUBSIDIÁRIA: São atribuídas aos Estados – membros da federação brasileira.

O artigo 22 da CF prevê que pode ser transferida para os estados, mediante legislação complementar, para elaboração de leis obre questões específicas.

4. QUEM É COMPETENTE PARA EXERCER O PODER DE POLÍCIA?

R. A competência para exercer o poder de polícia é, em princípio, da pessoa federativa à qual a Constituição Federal conferiu o poder de regular a matéria. Na verdade, os assuntos de interesse nacional ficam sujeitos à regulamentação e policiamento da União; as matérias de interesse regional sujeitam-se às normas e à polícia estadual; e os assuntos de interesse local subordinam-se aos regulamentos edilícios e ao policiamento administrativo municipal.


5. QUAL É A FINALIDADE DO PODER DE POLÍCIA?

R. Muitos Doutrinadores defendem que o fundamento do poder de polícia é a defesa da ordem pública, ou seja, o fundamento para o exercício deste instrumento é o princípio da predominância do interesse público sobre o particular que dá à administração posição de supremacia sobre os administrados.


6. COMO O PODER DE POLÍCIA PODE SE MANIFESTAR?

R. O Poder de Polícia Administrativa se manifesta tanto através de atos normativos e de alcance geral quanto de atos concretos e específicos. Regulamentos ou Portarias - como as que regulam o uso de fogos de artifício ou proíbem soltar balões em épocas de festas juninas -, bem como as normas administrativas que disciplinem horário e condições de vendas de bebidas alcoólicas em certos locais, são disposições genéricas próprias da atividade de Polícia Administrativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (82.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com