TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade do Produto ou do Serviço: Prevenção e Reparação de Danos ao Consumidor.

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]  ROTEIRO DE ATIVIDADE EXTRACLASSE - APS

Nº :         02                                

Carga Horaria: 02

CURSO: Direito

DISCIPLINA: Direito do Consumidor I

PERÍODO: 8 e 10º

TURMAS: Optativa

PROFESSOR: Henrique Lanza

Unidade 

Unidade I – Noções Introdutórias. Unidade II – Qualidade do Produto ou do Serviço: Prevenção e Reparação de Danos ao Consumidor.

Tema de Estudo 

Origem histórica, definição e objeto da relação de consumo. Relação Jurídica de Consumo. Principais Aspectos do CDC. Princípios Inerentes ao Direito do Consumidor. Vício e Fato do produto ou do serviço. Prazos Prescricionais e decadenciais nas relações de consumo.

Objetivos 

APLICAR: O CDC e os meios alternativos de solução de conflitos em relação de consumo de existência concreta.

Bibliografia indicada 

1. BENJAMIM, Antônio Herman V.; MARQUES, Cláudia Lima; BESSA, Leonardo Roscoe. Manual de Direito do Consumidor. 4ª Ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2012.

2. GRINOVER, Ada Pellegrini et, al. Código Brasileiro de Defesa do Consumidor: Comentado pelos Autores do Anteprojeto. 7ª Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.

3. MACHADO, Antônio Cláudio da Costa (org.); FRONTINI, Paulo Salvador (coord.). Código de Defesa do Consumidor Interpretado: artigo por artigo, parágrafo por parágrafo. Barueri: Manole, 2013. (biblioteca virtual)

Material Complementar de Aprendizagem associados 

Relatório a ser apresentado.

Atividades Propostas

Vide campo de Atividades.

Data de Entrega

30/09/2014

Forma de Entrega

Relatório escrito e devidamente instruído. Grupos de no máximo 2 alunos.

Critérios de Avaliação 

10 pontos (coerência do caso; adequação da solução ao CDC; caso abordado entre agosto e setembro de 2014; adequação jurídica da solução proposta; coerência da solução com a adoção dos meios alternativos de pacificação social)

Atividade

Relatório – Direito do Consumidor

Aluno(a): Matheus Gonçalves Viana          

Aluno(a): Túlio de Castro Gonçalves          

1. Data de Ocorrência do Caso: 12/04/2014

2. Partes Envolvidas: Matheus Gonçalves Viana x Mundial Editora

3. Síntese do Caso:

4. Normas do CDC aplicáveis:

5. Jurisprudência Pertinente:

6. Medidas adotadas para a solução extrajudicial:

7. Conclusão

8. Data da Conclusão: 07/10/14

SÍNTESE DO CASO

Ocorre que no dia 12/04/2014 minha mãe, Rita Gonçalves Viana, recebeu um telefonema da Editora Mundial oferecendo um pacote que envolveriam uma coleção de livros de pedagogia fundamental, saliento que a consumidora já possui graduação em pedagogia, e o que realmente a interessou foi um curso de psico pedagogia que estaria incluso no pacote e aprofundaria os conhecimentos e não livros repetidos que já havia estudado na faculdade. Então passei meus dados para finalizar a compra em meu nome para incentivar a minha mãe.  E aguardamos até que a chegada do produto por um sistema de entrega de correspondências e foi rapidamente verificado que não estava completo o material oferecido e por diversas vezes tentamos entrar em contato com a Editora e tivemos telefones desligados em nossa cara, sem nenhuma solução ao problema. E agora vemos que agiram de má-fé pois queriam que decorresse o prazo de devolução do produto. E que ficará evidenciado quando vermos a justificativa da resposta que me deram quando procurei meus direitos no PROCON/CURVELO/MG.

NORMAS DO CDC APLICÁVEIS

  O descumprimento da oferta pelo fornecedor dá ao consumidor o direito de exigir, entre as seguintes alternativas, a que melhor lhe convier (art. 35, Código de Defesa do Consumidor):

- o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta;

- outro produto ou outra prestação de serviço equivalente;

- a rescisão do contrato e a devolução do valor pago, acrescido da devida correção monetária.

É resguardada também a reparação por eventuais perdas e danos (arts. 6º, VI, e 35, Código de Defesa do Consumidor).

Considera-se enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário inteira ou parcialmente falsa, ou que, por qualquer modo, mesmo que por omissão, seja capaz de induzir o consumidor a erro a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços

(art. 37, Código de Defesa do Consumidor).

A publicidade integra o contrato e obriga o fornecedor a cumprir o que foi noticiado (arts. 30 e 67, Código de Defesa do Consumidor).

O Código de Proteção e Defesa do Consumidor adotou um critério finalístico, ao considerar publicidade enganosa a simples veiculação de anúncio publicitário, que seja capaz de induzir o consumidor ao erro. Desse modo, leva-se em conta apenas a potencialidade lesiva da publicidade, não sendo necessário que o consumidor tenha sido efetivamente enganado. Trata-se de presunção juris et de jure (não admite prova em contrário) de que os consumidores difusamente considerados foram lesados.

JURISPRUNDÊNCIAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (183.9 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com