TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Que Coisa é a Política

Por:   •  13/3/2023  •  Resenha  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 4

Nome: Maria Amélia Alves Pereira

R.A.: 22309253

Turma: A 0223 – Noturno - Direito

Texto: RIBEIRO, João Ubaldo. “1 - Que coisa é a Política”; “2 - Como a Política interessa a todos e cada um”, em Política: Quem manda, Por que manda, Como manda. Ed. Nova Fronteira, 1998; pp. 13-31

         Em análise ao texto, o autor caracteriza o termo “Política”, em qualquer um de seus usos, seja na linguagem comum ou dos especialistas profissionais, como sendo a forma de exercício de qualquer tipo de poder, e suas consequências e por vezes não aparente à primeira vista.

        Definir a Política apenas como algo relacionado ao poder não chega a ser satisfatório. (J.U).  O que significa “ter poder”? - Não pode ser considerado apenas uma investidura em algum cargo, ou tampouco expressões como “carisma”, “magnetismo” ou “poder do dinheiro”, pois apresenta uma explicação vaga, e ainda que só pudesse ser visto, sentido, avaliado, ao exercer-se. Enquanto que o mesmo pode se apresentar de várias maneiras como na vida social, na coletividade, na administração pública, ou seja, é em ação que se analisa o poder, no processo, na inter-relação, não na elaboração intelectual abstrata.

        Desta maneira outros elementos podem tornar nosso conceito de política mais preciso, os americanos costumam dizer que “o poder é a capacidade de influenciar o comportamento das pessoas, o que nos ajuda a entender que o ato político possui dois aspectos que aparecem de pronto: um interesse e uma decisão. Neste caso, a Política passa a ser entendida como um processo através do qual os interesses são transformados em objetivos e os objetivos são conduzidos à formulação e tomada de decisões efetivas. Em outras palavras pode-se afirmar que a Política tem a ver com quem manda, por que manda e como manda. Afinal, mandar é decidir, é conseguir aquiescência, apoio ou até submissão. Mas é também persuadir. E não se pode falar em um processo simples, nem tampouco compreendê-lo integralmente, apesar dos esforços de milhares de anos dos estudiosos. Em toda a sociedade, sempre existiu estruturas de mando, onde normalmente uma minoria mandando na maioria, fato este no centro da Política.

        A política fica então vista como o estudo e a prática de canalização de interesses, com a finalidade de conseguir decisões. Já foi chamada de arte, pois requer um talento especial de quem a pratica, de ciência, uma vez que é possível sistematizar cientificamente o que se observa e infere a respeito de como os homens se conduzem em relação ao poder, e por outro lado pode ser considerada um departamento da filosofia, pois sempre haverá indagações filosóficas como “por que alguém tem que mandar e alguém tem que obedecer”, entre outros questionamentos de importância para o futuro da humanidade. Por fim, é considerada uma profissão, pois é por meio dela que somos governados, e em que a vida em sociedade é ordenada. Nenhum homem pode assumir sua humanidade fora de uma estrutura social, ainda que mínima, e nenhuma estrutura social pode existir sem alguma forma de processo político. E assim, por tornar-se uma profissão, aquela dos que se dedicam a influenciar de diversas maneiras e em vários níveis, conduzindo a sociedade em que vivem, seja por iniciativa própria ou por outros interesses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com