TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Que Instituições políticas requer a democracia em grande escala? Em sobre a democracia

Por:   •  9/6/2018  •  Artigo  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Lucas Alex Brito Menezes                

R.A.: 21804449

Turma: A

Texto: DAHL, Robert. “Que instituições políticas requer a democracia em grande escala? Em sobre a democracia. Brasília: UnB, 2001. Pp. 97-113.

No texto em questão o autor enfoca nas instituições políticas necessárias para um país democrático. Para que um país seja considerado minimamente democrático deverá ter práticas ou instituições políticas que estejam distantes de corresponder aos critérios democráticos ideais. (DAHL, Robert, 2001, Pp.97).  

Para determinarmos quais instituições políticas são necessárias para instituições mais importantes para a democracia em grande escala, poderíamos examinar a história de países que mudaram suas instituições políticas em resposta às exigências de inclusão social mais ampla, e participação no governo e na vida política. (DAHL, Robert, 2001, Pp.98). Levando em conta, que uma democracia em grande escala exige um certo modelo em sua estrutura governamental: funcionários eleitos, eleições livres, justas e frequentes, liberdade de expressão, fontes de informações diversificadas, autonomia para associações, cidadania

Inclusiva. Conhecidas como instituições políticas de um governo democrático. (DAHL, Robert, 2001, Pp.99)

A votação universal diferencia a democracia contemporânea de todos os modelos de democracia anteriores, nas democracias antigas países em que o conjunto completo das instituições democráticas chegou mais cedo e resistiu até o presente, emergem elementos de um padrão comum. A prática de eleger funcionários superiores para fazer leis foi por uma progressiva expansão dos direitos dos cidadãos para se manifestarem sobre questões políticas. As facções eram consideradas perigosas e ofensivas ao bem público, porém algum tempo depois o que haviam sido facções se tornaram partidos políticos. (DAHL, Robert, 2001, Pp.100-101)

No fim do século XVIII, Thomas Jefferson, vice-presidente dos estados unidos e James Madison, líder da casa dos representantes, organizaram os aliados no congresso incentivando à oposição ao governo do líder federalista, John Adams. Em menos de uma década, Jefferson, Madison e outros solidários com suas ideias criaram um partido político, denominado partido republicano, anos depois esse nome mudou para partido democrático. E tornou-se o primeiro partido político popularmente apoiado no mundo. (DAHL, Robert, 2001, Pp.102)

Ao visitar os Estados Unidos o jovem aristocrata francês Alexis de Tocqueville ficou impressionado com a soberania do povo e para ele a democracia estadunidense era a mais completa que já vira. Para muitos observadores um país para ser civilizado e avançado necessariamente teria que adotar a forma democrática de governo. Somente no século XX a democracia passou a exigir que os direitos de se envolver na vida política deveriam ser respeitados. (DAHL, Robert, 2001, Pp.102-103)

Os governos de pequenas organizações não precisam ser governos representativos plenamente desenvolvidos, em que os cidadãos elejam representantes encarregados de promulgar leis e criar políticas. (DAHL, Robert, 2001, Pp.105). Até o século XVIII, o povo via o governo democrático como um governo de assembléias populares, tendo o povo de se reunir em um único local e votar sobre decretos, leis ou políticas. Essa visão logo foi mudada pela força da investida do estado nacional, para o próprio Rosseau um país grande necessitaria de uma representação. (DAHL, Robert, 2001, Pp.108)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com