TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quem é Michael Sandel e suas principais ideias filosóficas

Por:   •  2/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.130 Palavras (5 Páginas)  •  905 Visualizações

Página 1 de 5

Quem é Michael Sandel e suas principais ideias filosóficas:

Michael Sandel nasceu em 5 de março de 1953 (64 anos) em Minnepolis, Minnesota, se graduou bacharel em politica pela universidade de Brandeis, obteve o doutorado pela universidade de Oxford. Hoje ele é um filosofo, escritor, professor universitária, palestrante, entre outras ocupações que ele exerce.

Michael Sandel desde 1980 é professor de filosofia politica da consagrada universidade de Harvard, fazendo palestra e aulas no mundo todo e sempre questionando os princípios contemporâneos de justiça. Ele ficou internacionalmente conhecido pelos seus livros ( Justiça -  O que é fazer a coisa certa (2010) e Liberalismo e os limites da justiça (1982).

Para ele, a filosofia não esta nas doutrinas ou nas palavra requintadas, mas sim no nosso cotidiano desde de o bairro mais rico ao mais pobre de cada cidade e de cada país, segundo ele, o fato de aproximarmos a filosofia da sociedade, ele acredita que é a melhor forma de manter a atenção dos jovens nas suas aulas é mostras que as opiniões de seus alunos estão diretamente ligadas as ideias que os filósofos desenvolve a séculos. A dificuldade de seu curso esta no fato que ele ensina os que as pessoas já sabem, porem a graduação tradicional funciona tirando tal assunto de um ambiente “familiar” e tonando “estranhas”. Dessa forma, o autoconhecimento permite uma visão diferente das coisas do cotidiano. Michael Sandel sendo um critico da filosofia politica liberal não faz dele um antiliberal, ele defende o estado ou a nação em oposição as aspirações individuais de seus membros. Michael Sandel busca resgatar as virtudes perdidas da vida social como a discussão publica de valores e divergência existências que permitem chegar a norma de convivência que promovam o bem comum.

Pesquisa com advogados:

você subordinaria um funcionário publico para obter beneficio para o seu cliente ?

Advo. 1: Temos a nossa norma de contunda onde implica em punições e se for feito algo do tipo, além da norma de contunda há também a consciência e o caráter de cada pessoas junto a si mesmo. Ate hoje nunca fiz e não subordinaria ninguém, mesmo que tivesse a certeza que seria o melhor jeito de ajudar meu cliente.

Advo. 2:  Nunca fiz e nunca farei, acredito eu que quando uma pessoa procura um advogado ele procura uma pessoa integra e correta, não me sujaria meu nome por algo que talvez não de certo. Se soubesse ou visse outro advogado subordinando alguém iria denuncia sem pensar duas vezes.

Advo. 3: Não vou negar já subordinei algumas vezes, depende do cliente, de como esta andado o processo. Sei das consequências que isso pode vir a ter se for pego, mas acho que nesse pais ser correto não leva a lugar nenhum.

Conclusão do grupo: Cada pessoa vai pela sua própria consciência, mesmo sabendo que é errado as pessoas fazem e acabam sempre encontrando uma maneira de justificar seus erros, não adianta ter uma norma de conduta se a pessoa não tiver um caráter correto não cumprir com  a sua obrigação. Gostaríamos que nessa pesquisa não tivesse nenhuma pessoa que fosse a favor ou tivesse feito isso, mas acreditamos que a bem mais pessoas como os dois outros advogados e que podemos sempre contar com advogados corretos.

Nossas escolhas moldam nosso caráter

O caráter de um indivíduo é o seu modo de ser, suas características próprias, seu temperamento. Ele é um traço da personalidade, que diz respeito à maneira usual de cada um agir. Este grupo de atributos, bons ou ruins, compõe o comportamento e os valores morais das pessoas, resultantes de um processo evolutivo do sujeito, de seu convívio com a família, a escola, a sociedade como um todo. Nossas qualidades e defeitos são inerentes ao nosso caráter. As decisões que tomamos e o modo como nos comportamos são os elementos que moldam nosso caráter. O homem precisa viver por princípios e não por sentimentos e emoções, pois as decisões decidem as circunstâncias moldando assim seu caráter, pois ao enfrentarmos uma situação  as escolhas perante a ele mostraram como você realmente é, como é formado seu caráter. Podemos tomar como exemplo a seguinte situação a uma carteira na rua ao sujeito pegar e devolver com tudo que a dentro sem mexer mostra que seu caráter é ético, porém a sociedade não age assim aos decorrer dos dias, muitos agem de forma incorreta pegando o dinheiro, cartões e cheques e jogando todos seus documentos como RG, carteira de motorista entre outras. E com isso a sociedade tem sofrido, pois muito breve esse mau caráter vai precisar de ajuda ,e ao buscar ajuda vai encontrar outro mau caráter pela frente e com isso estamos construindo um mundo onde a guerra é inevitável. Maturidade, honestidade e conhecimento no que faz, moldam sua personalidade e essas são as qualidades  que precisa ser o alicerce de alguém que diz ser bom caráter. Sabemos que errar é humano, mas o dever é acertar sempre, pois o erro é que desqualifica. Um paciente não vai elogiar um medico por ter acertado no medicamento que receitou, porém saberá que seu dever ético foi comprido e por ter feito essa realização ele possui um caráter ético, mas se errar ele vai reclamar e perder a confiança no profissional, para enxergar a negatividade ninguém precisa usar lente de aumento, a recompensa alcançada é pelos acertos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com