TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Sobre Platão

Por:   •  24/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  2.296 Visualizações

Página 1 de 2

1. Explique a classificação das formas de governo em Platão.

Platão classifica em quatro as formas de governo, sendo elas: Timocracia, Oligarquia, democracia e tirania; fazendo parte do governo ideal apenas a monarquia e a aristocracia. A Timocracia seria a forma de governo real mais próxima da forma ideal, já a Oligarquia a degeneração da Timocracia; e assim sucessivamente com as demais formas.

Tendo todos os tipos de governo sua forma ruim.

2. Por que o texto afirma que Platão é um conservador?

Pois assim como outros conservadores, via o passado como algo excelente e tinha receio do futuro, pois mantinha o pensamento de que o mundo ia de mal a pior.

3. Explique o critério pelo qual Platão caracteriza as diferentes formas de governo.

Platão tinha a visão do passado como forma de governo que havia sido o melhor e o futuro como uma distante possibilidade, tomando a Timocracia como a mais próxima da forma ideal, mas tinha como falha o fato de honrar os guerreiros e não os sábios.

4. Como ocorre a passagem de uma forma de governo para outra?

Ocorrem devido a corrupção, onde, por Platão, é afirmado que “a honra do homem timocrático se corrompe quando se transforma em ambição e ânsia de poder”. Onde a riqueza do oligárquico, quando esbanjada, gera inveja por parte dos pobres, a excessa liberdade do democrata leva a acreditar que tudo é permitido para ele, e o tirano, transforma sua vontade e sua autoridade acima das leis e da justiça.

5. Explique os conceitos ex parte populi e ex parte principis.

ex parte principis seria, na Velha Ordem, o poder social encarnado no Soberano (príncipe), em contraposição à perspectiva ex parte populi, do ponto de vista dos súditos (povo).

6. Explique a concepção orgânica da teoria platônica do estado.

Platão com sua visão de que o mundo havia regressado, tinha como conceito de governo perfeito a Timocracia, qual se aproximava mais ao governo ideal, acreditando ser a transformação entre aristocracia e oligarquia.

7. Qual é o critério utilizado por Platão para distinguir as formas boas e más de governo?

Das 6 formas de governo (ao seu ver, nenhuma completamente excelente), são duas para a constituição ideal, e as demais para as formas reais que se afastam, em nível maior ou menor, determinando assim as melhores e piores formas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com