TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões de Direito relacionada a Karl Marx

Por:   •  26/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 2

01 – ESCREVAM SOBRE OS FUNDAMENTOS DA ECONOMIA CLASSICA (RICARDO SMITH) A PARTIR DOS QUAIS MARX ESCREVE.

R: Ricardo Smith comentava sobre o egoísmo para o bem da economia capitalista, ou seja, o individuo em seu comercio vai pensar em si próprio, mas para isso precisa fazer bons produtos para seus consumidores, para assim satisfazer seus próprios desejos. Dessa maneira surge a chamada “Mão Invisível” que é onde esta ação egoísta tende a beneficiar os consumidores, oferecendo os produtos. Os homens agindo pelo seu próprio interesse, é que todos se ajudam mutuamente.

02 – COMENTEM O CONTEXTO HISTORICO DO SÉC. XIX E O PRESSUPOSTO DA CONTRADIÇÃO NA ANALISE MARXISTA

R: A industrialização, a propriedade privada e o assalariamento separaram o trabalhador dos meios de produção e do fruto do seu trabalho. Essa é a base da alienação econômica do homem sobre o capital. Outra contradição que Marx afirma que a política em geral representa o interesse dos burgueses. Por isso os princípios Marxisitas vinculam a critica da sociedade à ação política.

03 – QUAL O SIGNIFICADO DA DIALÉTICA E DO METODO DO MATERIALISMO HISTORICO-DIALÉTICO

R: A dialética é uma lógica aplicada por Marx a qual ele diz que ao mesmo tempo ela é contraditória. Igualmente a palavra dialética se define, onde duas idéias se confrontam ao mesmo tempo que se fundem. Trazendo para o Materialismo Histórico Dialético, a estrutura da sociedade depende da forma como os homens organizam a produção social de bens. Esta engloba dois setores básicos: As forças produtivas, que constituem as condições materiais de toda produção (Matérias primas, identificadas e extraídas da natureza além de determinados instrumentos); e as relações de produção são as formas pelas quais os homens se organizam para executar a atividade produtiva que podem ser cooperativistas, escravistas , servis e capitalistas.

04 – QUAIS OS PARES DE CONTRADIÇÃO APONTADOS POR MARX NA SOCIEDADE CAPITALISTA?

R:Ordem e desordem, religião e ciência, Capital e Trabalho e equilíbrio e desequilíbrio fazem com que hajam uma sociedade produtora e contraditória

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com