TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões de lei

Seminário: Questões de lei. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  Seminário  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

Os advogados veem os promotores, juízes e serventuários como servidores da justiça – porque a maioria procura a justiça – e não apenas como forma de locupletamento do poder. É claro que há um status funcional e o chamado “pequeno poder”, mas o objetivo de ter o dever cumprido ainda motiva a maioria. Há muitos advogados que só procuram poder, dinheiro e acesso a privilégios. Contudo, em sua totalidade, a Ordem procura a liberdade – não há advocacia sem o contraditório e, por isso, não há advogado pronto a sacrificar a liberdade. Esta noção os advogados também levam de encontro aos servidores da justiça.

Toda justiça lenta é injustiça, mas a morosidade obtida com a interposição de recursos é uma garantia contra a exceção. Por outro lado, sem agilidade mínima, a tutela do direito fica a mercê do poder econômico, pois os mais fracos são levados a acordos estapafúrdios (com a clara cessão de direitos), por temerem a extrema demora na prestação jurisdicional. Demora, sem acordo prévio, que arruinaria ainda mais sua já precária situação existencial.

Uma das razões é a falta de pessoal qualificado – especialmente com o inchaço de estagiários, ainda mais se semialfabetizados, e que subvertem a necessidade de contratação de servidores de carreira, titulados, muito bem formados e avaliados em concursos públicos que sejam decentes, honestos e mais rigorosos.

Questões de direito nem sempre são questões de justiça. Uma questão de direito pode se limitar a debater se o Judiciário brasileiro sofre mais ou menos influência do pragmatismo estadunidense ou do servilismo elitista de nossa origem cultural. Contudo, a maioria nem sabe se expressar a esse respeito e a justiça fica devedora da capacidade operacional de profissionais competentes, mas em desconexão com a própria realidade de sua instituição, ou seja, o trabalho dos servidores da justiça é precarizado e obstruído pelo Poder Judiciário – sobretudo em suas cortes.

Não se trata de uma percepção comum: ao advogado, o jurisdicionado tem um misto de sentimentos: sente-se mais protegido se acompanhado do advogado, mas o imaginário popular sobre a “classe” pode não lhe acomodar a tranquilidade e se sentir ameaçado de alguma forma. Ao juiz, o povo ainda vê como autoridade e alguns juízes se veem como semi-deuses, ainda que alguns sejam apenas anti-heróis e ainda que muitos nem consigam uma distinção conceitual sobre os termos. Para o primeiro, pensemos em ler Prometeu ou A Odisseia e A Ilíada de Homero - com Aquiles; para o segundo, vejamos um bom filme de Batman. Os serventuários estão na linha de frente e muitos se alimentam do pior lado do poder no Brasil. Leia-se O Capote, para relacionar o fetiche da função pública com o falso poder. No meio desses, no fogo-cruzado das pressões e vaidades enfadonhas, há a uma maioria não-silente e honesta.

Especialmente a Justiça do Trabalho – que ainda é a justiça dos pobres e não contra os pobres. Pois, o imaginário popular também acusa o Judiciário – não exatamente os juízes – de só punir e prender os pobres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com