TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões do livro de joão ubaldo ribeiro

Por:   •  30/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  5.128 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Curso: Direito.

Semestre: 1º.

Disciplina: Ciência Política.

Professor: João Diógenes.         

Aluna: Mayana Souza Dantas Coutinho.

Questões do livro A Política – João Ubaldo Ribeiro.

  1. Será que existe algum “poder” que só dependa de quem o exerce e nem um pouco daqueles sobre os quais é exercido? A obediência é sempre uma coisa imposta, mesmo que não pareça?

Não, o poder depende de uma relação entre pessoas, geralmente o que “manda” é aquele que possui capacidade de convencimento, possui melhores ideias, melhores soluções para os problemas, mas, para que alguém consiga mandar, é preciso que outras pessoas “obedeçam”. A obediência não é uma coisa imposta, ela é obtida através da confiança, depende que as pessoas acreditem que determinada pessoa é a melhor opção.

             

  1. Se fizermos uma lista — digamos — de cinco problemas que estamos enfrentando no momento, é possível ver em alguns deles, ou em todos eles, implicações políticas?

Sim, pois são problemas coletivos, podendo ser resolvidas ou amenizados por um “líder” que possui poderes e recursos para isso.

 

  1. O pai toma todas as decisões por seus filhos adolescentes, inclusive quanto a vestuário, escolha de profissão etc. Existe algo de político nisso?

Não é rigorosamente um ato político pois não interessa a toda sociedade, mas tem algo de político pois trata-se de uma relação de quem “manda” e quem “obedece”, imposição do poder do pai sobre o filho.    

  1. Uma mulher gostaria de fazer um aborto, mas hesita, não só porque é um ato ilegal, como também porque não seria aceito pelas pessoas que ela respeita e acata. Trata-se de um problema político?

Sim, pois se trata de duas imposições de poder na decisão dela. Uma quando existe a lei de proibição e a outra quando as pessoas que ela acata não aceitam o ato.  

  1. Um deputado se elege, passam-se três anos de um mandato de quatro, ele nunca faz um discurso, nunca apresenta um projeto, raramente aparece nas comissões e no plenário. Ele é um político?

Não, pois ele não se preocupa em tomar decisões, não tem interesses e não se impõe.  

  1. Fulano é um técnico em controle de natalidade, que está procurando ensinar às famílias pobres da coletividade métodos anticonceptivos e distribuir material adequado. Ele diz que seu trabalho é meramente científico e social, não tem nada de político. Ele tem razão?

Não, é político, pois ele está conseguindo agir e produzir efeitos influenciando as pessoas a resolverem um grande problema social.

  1. “É tempo de murici, cada um cuide de si.” Este velho ditado é apolítico?

Não, esse ditado é repetido por pessoas conservadoras que não estão em busca de mudanças, por isso, acabam ajudando quem está no poder (bom ou ruim) a continuar lá.  

      

  1. “Quem manda nesta casa sou eu, porque quem traz o dinheiro sou eu.” Isto é uma declaração política?

É política, pois é uma relação de poder. Um “manda” e o outro “obedece”.

  1. Você concorda com a afirmação de que toda relação social é uma relação política? Por quê?

Sim, a política é essencial em nossas vidas, viver coletivamente nos faz buscar meios de organização e assim surgem os líderes e as regras que regem a sociedade. Todas as nossas relações possuem interesses e tomadas de decisões e tudo isso se relaciona diretamente com a política.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com