TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA LIVRO SOBRE O ÓBVIO - Darcy Ribeiro

Por:   •  11/4/2016  •  Resenha  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  8.574 Visualizações

Página 1 de 3

RIBEIRO, Darcy.Sobre o Óbvio.Neste texto, Darcy Ribeiro fala das obviedades existentes e que para descobrir isso Deus precisa de pessoas, os cientistas, e quando se descobre, revelam-se outras mais óbvias ainda. No entanto, ele cita cinco obviedades e as descreve até chegar na obviedade educacional, na questão brasileira, a qual é o seu foco. O autor afirma que de fato só conseguimos desmarcaram uma obviedade para descobrir outras mais óbvias ainda.

A primeira obviedade citada é como a dinâmica do sol é vista por nós, pelo fato de ele nascer, se levantar, dar a volta e se pôr novamente. Segundo ele, a ideia sobre isto era uma questão divina, porém várias gerações passaram por sacrifícios para mostrar que a verdade não era essa. Ele diz que isso não passava de uma “treta” de Deus. Entretanto, a questão Heliocêntrica não foi dita claramente nesta colocação.

A segunda obviedade é a questão de os pobres viverem dos ricos, tal obviedade que foi retirada, sendo colocada uma outra, uma visão que revela que a necessidade é a dos ricos em relação a existência dos pobres.

A terceira obviedade está relacionada a inferioridade dos negros em relação aos brancos e que por isso os negros não conseguem ascender socialmente, e tudo isso por razões históricas.

A quarta obviedade é a relação do povo brasileiro ser um povo chinfrim, vagabundo e inferior. O autor explica         que a própria ciência existiu por um longo tempo para sustentar essa obviedade. Ele cita que além de sermos um povo mestiço, ou seja, um povo inapto ao progresso, somos também um povo tropical e civilização nos trópicos não dá. Outra razão que evidencia a nossa inferioridade é que somos católicos, o catolicismo barroco é algo atrasado.

Além disso, haveriam outras forças para nos deixar mais inferiores ainda, como exemplo a ancestralidade portuguesa. Darcy cita que com esses motivos nunca conseguiríamos ir para frente e que o povo não iria prestar, que essa nação estava marcada como fracasso.

Porém na década de 50, graças as novas ciências, descobrimos que essa obviedade relacionada a nossa inferioridade racial, religiosa, climática e ancestral, para justificar o nosso atraso não passava de mais uma “treta” de Deus, e que por trás dessa obviedade existia outra mais óbvia ainda, a qual era consequência da nossa classe dominante e seus comparsas e que esse era o real motivo do nosso atraso A causa real do atraso brasileiro, os culpados do nosso subdesenvolvimento, somos nós mesmo, ou melhor, a melhor parte de nós mesmos.

Complementa dizendo que não há país construído mais racionalmente pela elite que o nosso.

Falar sobre a educação brasileira é voltar no tempo e tentar entender as causas que hoje arruínam essal educação, Darcy Ribeiro  fala neste texto do início da educação fragilizada que temos hoje, ele faz um percurso dela, desde que o nosso país foi colonizado pelos portugueses, até as conseqüências provocadas por atitudes falhas em relação a esse importante instrumento da ignorância.

O autor também  pede para imaginar como seria se todos tivessem feito o ensino superior, porém se continuar com rostos tristonhos e de que não existirá mais nesse mundo, concluindo que será um país com efeito turístico, o único lugar no mundo onde se poderá enxergar as coisas desse modo, com coisas raras, extravagantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com