TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia: Uma (nova) introdução é um livro escrito por Luiz Claudio M. Figueiredo e Pedro Luiz Ribeiro de Santi

Resenha: Psicologia: Uma (nova) introdução é um livro escrito por Luiz Claudio M. Figueiredo e Pedro Luiz Ribeiro de Santi. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Resenha  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 4

sicologia: Uma (nova) introdução é um livro escrito por Luiz Claudio M. Figueiredo e Pedro Luiz Ribeiro de Santi, publicado pela primeira vez em 1991, pela Educ – Editora da PUC-SP. A obra traz uma visão histórica da psicologia como ciência, desde os primórdios e os projetos até os dias atuais, com sua atuação profissional e visão cultural.

Os autores descrevem o caminho percorrido para a psicologia se tornar uma ciência independente, trazendo uma visão panorâmica e crítica. Segundo o livro, a psicologia ganhou um território próprio somente a partir de meados do século XIX, se destacando no ensino e na pesquisa e com a existência do psicólogo.

Para acontecer o surgimento da psicologia, os autores comentam que existiram algumas precondições culturais, como a experiência da subjetividade privatizada, na qual o homem sente que suas sensações são próprias, originais, incomunicáveis. Com as crises sociais e a quebra de tradições culturais, o homem perde seus referenciais e descobre que é responsável pelas suas próprias decisões e passa a crer na liberdade.

Com o desenvolvimento da modernidade e sua crise, percebeu-se que o homem não é tão livre e tão diferente de outras pessoas como imaginava, ajudando a formular e entender o que está por trás das experiências. A psicologia surgiu, então, para compreender o comportamento humano, os projetos de previsão e controle científico.

Os conhecimentos da Filosofia e dos pesquisadores da época ajudaram na visão da psicologia como uma ciência. Ao mesmo tempo em que o cientista se via na condição de dominar a natureza, criou-se a crença da objetividade, para a obtenção de um conhecimento verdadeiro e o entendimento e dominação da subjetividade.

A obra cita alguns projetos de psicologia como ciência independente, como o Projeto de Wundt, o projeto de Titchener, a psicologia funcional, o comportamentalismo, a psicologia da Gestalt, o behaviorismo radical de Skinner, a psicologia cognitivista de Piaget e a psicanálise freudiana.

Projeto de Wundt – o alemão Wundt foi um dos pioneiros na formulação de um projeto de psicologia como ciência e estudando a experiência imediata, não se limitando a experiência subjetiva, mas usando métodos experimentais e analisando os fenômenos culturais.

Projeto de Titchener – a psicologia deixa de ser independente e se aproxima das ciências naturais, através da observação e experimentação. Além da existência da mente, estuda-se também o corpo (processos psicofisiológicos).

Psicologia Funcional – a psicologia é vista como uma ciência biológica interessada em estudar os processos, operações e atos psíquicos como formas de interação adaptativa (instrumentos de adaptação e comportamentos adaptados).

Comportamentalismo – a psicologia estuda o comportamento e suas interações com o ambiente, deixando um pouco de lado a auto-observação. Há a preocupação com o controle do comportamento para a obtenção de uma sociedade administrativa e estritamente funcional.

Gestalt – psicologia da estrutura, da totalidade ou da forma, a Gestalt analisam os fenômenos da percepção e da memória relacionado à forma de estruturas. Entre as características dos projetos gestaltistas estão o reconhecimento da experiência imediata e a relação entre experiência com a natureza física-biológica e valores socioculturais.

Behaviorismo radical de Skinner – o projeto skinneriano reconhece a experiência imediata a partir de um ponto de vista social, entendendo sua gênese e natureza e aceitando a importância das relações sociais.

Psicologia cognitivista de Piaget – estuda o desenvolvimento das funções cognitivas e da moralidade, através da observação do comportamento da criança e como essas experiências vão transformando sua forma de ver o mundo.

Psicanálise freudiana – Freud se dedica a clínica psicanalítica. O psicanalista estuda o inconsciente e descobre com os pacientes o significado de suas palavras, pensamentos e sonhos, encontrando uma relação com os seus sintomas.

Quando se trata da psicologia vista como profissão, os autores falam desde a sua atuação em empresas para selecionar funcionários, no sistema educacional, na clínica. “O psicólogo aparece para muita gente como uma espécie de adivinho e de bruxo, que descobre rapidamente quem somos e produz mudanças mágicas no nosso jeito de ser”, afirmam.

O livro também fala como a psicologia é aplicada na cultura, no entanto os autores criticam que muitas vezes ela ajuda a disseminar mitos, como a ilusão da liberdade e da singularidade,e as tão divulgadas terapias de autoajuda.

Share on Facebook Share on Twitter Share on Google Plus

Sobre Ben Oliveira

Ben Oliveira, 25 anos, graduado em Jornalismo, blogueiro e escritor com alguns contos publicados. Sonha em seguir a carreira de escritor profissional.

POSTS RELACIONADOS

Resenha: The Secret Diary of Lizzie...

Os Menores Livros do Mundo são vend...

Próxima Leitura: Num Mar de Solidão...

Resenha: Luz e Escuridão – Editora ...

Entrevista: Rubem Cabral fala sobre...

Concurso de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com