TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECLAMAÇÃO TRABALHISTA, de rito ordinária

Por:   •  6/11/2017  •  Artigo  •  2.423 Palavras (10 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 10

EXCELENTÍSSIMO SENHOR (A) DOUTOR(A) JUIZ DO TRABALHO DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DE MANAUS/AM

HEITOR SAMUEL DOS SANTOS, brasileiro, solteiro, desempregado, filho de Isaura Santos, portador da carteira de identidade n° 559, inscrito no CPF n° 202, residente e domiciliado na Rua Sete de Setembro, casa 18, no Município de Manaus – Amazonas, CEP:999, vem respeitosamente, por meio de seu advogado infra assinado, com escritório profissional no endereço (procuração anexa), onde intimações e notificações serão encaminhadas, ajuizar a presente:

RECLAMAÇÃO TRABALHISTA, de rito ordinária,

Em face de NIMBUS S. A., pessoa jurídica de direto privado, inscrita no CNPJ n° (...), sua sede está localizada na Rua Leonardo Malcher, n° 7070, Manaus – Amazonas, CEP: 210, pelos fatos e fundamento abaixo demonstrado:

1 – DOS FATOS

O Reclamante, deficiente físico, foi admitido pela empresa Nimbus S.A. em 10/10/2014, e laborou na empresa até 02/07/2016, momento no qual foi dispensado por justa causa. O mesmo foi contratado para exercer a função de assistente de estoque.

No entanto durante este período o reclamante teve seu e-mail pessoal constantemente monitorado pela reclamada, a qual alegou no momento da admissão que a plataforma institucional de e-mails corporativos estava com constantes problemas.

Defronte o apresentado a reclamada passou a ter constante acesso ao e-mail e conteúdo que são estritamente particulares ao reclamante.

Ademais o reclamante executou suas funções se segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas às 16h45minutos, com um intervalo de apenas 45 minutos para realizar a sua refeição, com tudo aos sábados o trabalho era realizado das 8horas às 12 horas, sem permitir que o reclamado fizesse nenhum intervalo neste período.

Ainda assim, a Reclamada realizava durante todo o período do contrato de trabalho constantes descontos alegando serem referentes a contribuição sindical e confederativa, no entanto o reclamante não era sindicalizado.

Por fim, o reclamante ainda realizava atividade diversa da que havia sido contratado, pois realizava as tarefas de um analista de compras a pedido de seu chefe, atividade esta que não se encaixa na sua função de assistente de estoque.

2 – DOS FUNDAMENTOS

O Reclamante prestou serviços para reclamada no período de 10/10/2014 a 02/07/2016, data em que o mesmo foi despedido sem justa causa.

  1. DO CONSTANTE MONITORAMENTO DO E-AMIL PARTICULAR

No entanto antes que isto ocorresse o reclamantes passou por diversos fatos que o fizeram chegar até o presente momento. Dentre tais fatos o constrangimento sofrido pelo reclamante em função do constante monitoramento por parte de seu empregador em seu e-mail particular, tendo acesso a fotos e conteúdo que o mesmo não desejava que chegasse ao conhecimento de terceiro, o que deixa claro que o reclamante sofreu constantes danos morais.

O doutrinador Yussef Said Cahali define dano moral como:

“Dano moral, portanto, é a dor resultante da violação de um bem juridicamente tutelado, sem repercussão patrimonial. Seja dor física – dor-sensação, como a denominada Carpenter – nascida de uma lesão material; seja a dor moral – dor-sentimento, de causa imaterial.” (CAHALI, 2011, pag. 28).

Em se tratando dos fatos narrados pelo reclamante, podemos identificar na Constituição Federal de 1988 o “art 5° X” [1] para fulcrar o dano causado. Pois a legislação brasileira garante a qualquer pessoa a inviolabilidade de sua intimidade e sua vida privada, e assegura ainda o direito a indenização se esta foi desrespeitada.

Ainda analisando a legislação brasileira vigente, o Código Civil Brasileiro de 2002, trás no seu art 21 que deverá ser domada devidas providencias se houver ocorrido a violação da vida particular de qualquer pessoa.

“Art. 21. A vida privada da pessoa natural é inviolável, e o juiz, a requerimento do interessado, adotará as providências necessárias para impedir ou fazer cessar ato contrário a esta norma.”( Código Civil Brasileiro,2002)

O Código Civil trás ainda outros artigos que tratam sobre como atuar e tipificar o dano moral causado:

“Art. 186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.”

“Art. 927. Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.

Parágrafo único. Haverá obrigação de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.”

Desta forma é incontestável que a reclamada terá o dever de indenizar o reclamante por violar constantemente sua privacidade durante o período de mais de 1 ano que o contrato de trabalho ficou vigente.

  1. DOS DESCONTOS INFUNDADOS

Além do que já foi apresentado deve ser considerado o fato de que a reclamada realizou durante todo este período descontos infundados, pois alegava ser referente a contribuição sindical e confederativa dois quais o reclamante não era sindicalizado.

Conforme a súmula 666, do STF “A contribuição confederativa de que trata o art. 8º, IV, da CF/88,[2] só é exigível dos filiados ao sindicato respectivo.”

Ainda identificando embasamento jurídico para a cobrança ilegal realizada pela requerida podemos analisar o Precedente Normativo 119 do TST[3], no qual fica claro que é ilegal o pagamento de contribuição de forma obrigatória por parte dos trabalhadores não sindicalizados, considerando passível a devolução os valores irregularmente descontados.

O Tribunal Superior do Trabalho trás a Secretaria de Jurisprudência e de Precedentes Normativos e Orientação Jurisprudencial da SDC, que depõem ainda sobre a cobrança irregular de verbas sindicais:

N°17. CONTRIBUIÇÕES PARA ENTIDADES SINDICAIS. INCONSTITUCIONALIDADE DE SUA EXTENSÃO A NÃO ASSOCIADOS. (Mantida) -  DEJT divulgado em 25.08.2014
As cláusulas coletivas que estabeleçam contribuição em favor de entidade sindical, a qualquer título, obrigando trabalhadores não sindicalizados, são ofensivas ao direito de livre associação e sindicalização, constitucionalmente assegurado, e, portanto, nulas, sendo passíveis de devolução, por via própria, os respectivos valores eventualmente descontados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (257.7 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com