TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reclamação Trabalhista Rito Ordinario

Artigo: Reclamação Trabalhista Rito Ordinario. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  1.005 Palavras (5 Páginas)  •  22.483 Visualizações

Página 1 de 5

EXCELENTISSIMO SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) FERDERAL DA VARA DO TRABALHO DA SUBSEÇÃO DE MANAUS-AM

HEITOR SAMUEL SANTOS, brasileiro, solteiro, desempregado, nascido na data de, filho de Isaura Santos, portador da identidade 559, CPF 202, com CTPS n° e serie, residente e domiciliado na Rua Sete de Setembro, casa 18 – Manaus – Amazonas – CEP 999, por seu advogado que esta subscreve, com endereço profissional na rua, n°, bairro, cidade, estado, CEP, onde deverá receber intimações (procuração em anexo), vem respeitosamente perante Vossa Excelência apresentar:

RECLAMAÇÃO TRABALHISTA A SER PROCESSADA PELO RITO ORDINARIO

Em face da NIMBUS S.A. inscrita no CNPJ, situada na Rua Leonardo Malcher, 7.070 – Manaus –Amazonas – CEP 210, pelos fatos e fundamentos que passa a aduzir:

SÍNTESE DA INICIAL

O reclamante laborou na empresa reclamada no período de 10.10.2012 a 02.07.2014, no qual foi dispensado sem justa causa.

Durante esse período o e-mail pessoal do reclamante era monitorado pela reclamada, haja vista que na admissão estava ocorrendo um problema na plataforma institucional.

Com isso foi acordado com reclamante que o conteúdo de trabalho seria enviado ao e-mail particular para que pudesse fazer o monitoramento.

Diante da situação a reclamada teve acesso a diversos escritos e fotos particulares do depoente, inclusive conteúdo que ele não desejava expor a terceiros.

Por fim durante o contrato de trabalho o reclamante sofreu descontos a título de contribuição sindical e confederativa, mesmo não sendo sindicalizado.

Dano Moral

Diante do exposto pressupõe que há 2 (dois) anos que o reclamante estava sendo monitorado, pois fica evidente a relação de nexo de causalidade no período de admissão com o problema citado na empresa, fica claro também que durante esse período foi ferido o principio da dignidade da pessoa humana do reclamante, pois sua moral, sua honra e o seu intimo são aspectos relevantes e inerentes e não sendo cabível ser exposto por terceiros sob pena de ser responsabilizados como reza o art. 5º inciso X /CF “são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.”

Contudo o dano moral diz respeito à esfera ética da pessoa ofendida, a integridade moral é fato ilícito que dá ensejo à indenização por dano moral como prevê o art. 927 CC “Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.”.

Acrescenta também, que pode ter ocorrido ação ou omissão por conta da reclamada que pode configura má fé na responsabilidade civil pelo dano moral trabalhista é irrelevante as ações de negligência e imprudência, pois a reclamada não tomou as devidas precauções esperada para que não acontecesse tal situação vexatória conforme demonstra o Art. 186 do código civil.

Devolução de Valores

Durante todo período laborado na empresa reclamada, o reclamante sofreu descontos indevidos a titulo de contribuição sindical e confederativa.

Cabe destacar que o reclamante não era sindicalizado, logo não seria cabíveis tais descontos.

A súmula 666 do TST dispõe que só exigível a contribuição confederativa a filiados aos sindicatos respectivos, com referência no art. 8 inciso IV da CF/88.

Nesse caso Excelência, houve cobrança indiscriminada motivo pelo qual fere o princípio da liberdade de associação consagrados no art. 8 inciso 5 da CF/88, bem como é condicionado o desconto na folha de pagamento mediante a autorização do empregado como prevê o art. 545 da CLT.

Diante da situação a jurisprudência destaca:

Ementa

AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA. DEVOLUÇÃO DE DESCONTOS. CONTRIBUIÇÕES CONFEDERATIVA E ASSISTENCIAL.

O Regional consignou que não restou comprovado que a reclamante era sindicalizada, deferindo o pedido de devolução dos descontos a título de contribuições confederativa e assistencial. Logo, a decisão recorrida revela sintonia com a jurisprudência pacífica desta Corte, consubstanciada na OJ nº 17 e no PN nº 119, ambos da SDC. Agravo de instrumento conhecido e não provido.

Dados Gerais

Processo: AIRR 8678520105090092 867-85.2010.5.09.0092

Relator(a): Dora Maria da Costa

Julgamento: 07/08/2012

Órgão Julgador: 8ª Turma

Dos Pedidos

Diante do exposto requer a procedência da ação nos seguintes termos:

A condenação da reclamada ao pagamento pelo dano Moral causado no valor mínimo de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais).

Que a reclamada seja condenada a restituir os valores intergrais descontados indevidamente. A ser apurado.

Dos Requerimentos.

Procedência total dos pedidos nos termos acima exposto

Requer provar o Alegado por todos os meios de prova admitidos no Direito.

Requer ainda, que a reclamada seja notificada para querendo presente sua defesa em audiência e, caso não a faça, que seja declarada sua revelia e lhe seja aplicada a pena de confissão.

Dar-se o valor da causa de....

Nesses termos,

Pede deferimento.

Local e data

Advogado

OAB

...

Baixar como  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »