TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rale Brasileira

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 3

Capítulo 1

A construção do mito da “brasilidade”

  A identidade brasileira é caracterizada a partir de um sociedade espontânea e emocional, tal fato é raramente observado em estruturas sociais que possuem avançados centros de modernidade. Hoje, pode-se considerar que todo brasileiro se identifica com o “mito nacional”, mencionado como um sentimento global de solidariedade no qual a nação forma uma só unidade. Sem o desenvolvimento do sentimento de coletividade, não existe a construção de uma mesma história e um mesmo destino em uma sociedade.

  A ausência de um sentimento nacional, onde todos os indivíduos estão juntos por uma causa, é o grande responsável pelas anomalias sociais que são desencadeadas por todo o país. O individualismo dos seres humanos torna o processo de aprendizagem muito difícil, no entanto é considerado normal que o indivíduo se preocupe com seus próprios interesses. Tal declaração de aprendizado é relatada como complexa e de extrema importância, sendo comprovada a partir do processo educacional reproduzido em ambiente doméstico.

  O grande desafio político e social de toda nação é o mesmo reproduzido na esfera familiar. Pode-se verificar a capacidade de aprendizado moral e político das distintas sociedades a partir da sua capacidade ou incapacidade de espalhar e globalizar o sentimento de coletividade. Assim, ser cidadão resulta em um sentimento de pertencimento político não definido por localidade, mas sim pela ideia de uma comunidade.

  Dessa forma, o mito nacional substitui o que era produzido pelas grandes religiões mundiais. A identidade nacional é um modelo de “mito moderno”. A palavra mito é utilizada, desta perspectiva, como sinônimo de imaginário social, que significa uma série de interpretações e ideias que nos permite entender a lógica da história coletiva.

  É no “sentido” moral que permite-se edificar as relações de reconhecimento social e existência grupal, de forma que os laços de solidariedade entre pessoas e grupos, referidos pelo mito, são garantidos. A moral pode ser vista em dois sentidos, o primeiro relacionado com o processo de aprendizado e ultrapassagem do egocentrismo, e o segundo associado à hierarquia moral.

  A hierarquia social permite que indivíduos de uma mesma sociedade se julguem mutuamente, fazendo com que a organização política e social se torne essencial à mesma. Observa-se, ainda, que alguns países subdesenvolvidos só estão interessados em dimensão material no qual o dinheiro é medido, ao contrário de países sociais democratas europeus que estão focados nos benefícios nos quais podem garantir uma melhor qualidade de vida a sua população, mirando uma visão coletiva.

  A construção da identidade nacional brasileira foi um processo de luta de ideais, geralmente relacionada à interesses políticos e econômicos. Uma nação é constituída quando todas as regiões do país se unem, implicando a generalização e na noção de cidadania.

  Em referência à construção da percepção de nacionalidade, existente hoje nos brasileiros, é exigido que o coletivo compatibilize com o pessoal e que os indivíduos carreguem em si os seus sentimentos. Faz-se necessário, ainda, uma identidade nacional eficiente, capaz de solidificar a base da solidariedade grupal e para a construção da identidade individual de casa ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com