TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexões sobre Psicologia Juridica

Por:   •  29/4/2015  •  Resenha  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  1.437 Visualizações

Página 1 de 2

Reflexões sobre Psicologia Jurídica e seu panorama no Brasil.

Resumo do texto acima citado:

Conforme um texto  supra citado, tanto o Direito, quanto a Psicologia são áreas super importantes na vida das pessoas, porém são diferenciadas em suas atividades e qualificações de uso.

Notamos nesse estudo, que em algumas situações do Direito, ao qual se requer laudos de condições psicológicas, é fundamental que os mesmos sejam feitos e avaliados por um profissional da área de psicologia seja de uma criança após divórcio dos pais, uma mulher que foi abusada sexualmente , uma vitima de agessão física etc..

Por outro lado, somente o profissional com formação jurídica tem a especialização para julgar esse pedido judicial, e com base no laudo do profissional de psicologia.

A psicologia jurídica, é uma linha de estudo da Psicologia. A psicologia Jurídica consiste na aplicação dos conhecimentos psicológicos nos assuntos relacionados ao direito, em foco na saúde mental, assuntos sócio jurídicos dos crimes, e quanto a personalidade da pessoa natural e seus conflitos subjetivos.

O psicólogo PERITO,  atua através de laudos e pareceres que servem  de instrumento indispensáveis para que o magistrado (Juiz) aplique ou não uma sentença.

A Psicologia Jurídica associa diretamente os psicólogos com o sistema judicial, usa-se o nome psicologia jurídica por abranger conceitos do Direito, e o termo forense  diz respeito a se tratar de uma área relativa a foro judicial e aos tribunais de justiça.

Existe uma divisão dos profissionais: (psicólogo forense, psicólogo jurídico e psicólogo judiciário).

O psicólogo forense atua através da aplicação de procedimentos para avaliar a personalidade e o grau de periculosidade dos adultos ou adolescentes, em processos criminais, nas Varas Especiais da Infância e da Juventude.

O psicólogo jurídico atua como PERITO em processos civis, ou fora como assistente técnico da instituição judiciária, com a responsabilidades de observar os mecanismos familiares das pessoas no processo de litígio nas Varas da Família e nas Varas da Infância.

E enfim o psicólogo judiciário, que atua dentro do sistema judiciário.

Conclui-se que essas duas ciências, são de extrema importância e precisam caminhar juntas, visando sempre o bem estar da pessoa humana.

:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com