TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório – Processo Calçadista

Por:   •  28/2/2018  •  Relatório de pesquisa  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.

Design de Moda

Projeto de Calçados e Acessórios

Jessica Garcia Becker

Relatório – Processo Calçadista

Departamentos

Uma empresa de calçados possui vários departamentos, como qualquer outra empresa. Desde administrativo, financeiro, RH, PCP, almoxarifado até a diretoria. Para a área de design de moda, é importante saber como funcionam os principais departamentos da produção do calçado, como desenvolvimento, modelagem, corte e produção.

O departamento de desenvolvimento é o responsável pelas pesquisas de referências, detalhes e design final do produto. É onde o calçado ainda é só um projeto, um desenho, uma ideia.

O setor de modelagem encarrega-se pela primeira etapa onde o calçado começa a ganhar forma. É um processo muito importante, onde o modelista deve ter conhecimento da anatomia do corpo humano e ergonomia para que o calçado seja confortável. No setor de modelagem também começam os ajustes do desenvolvimento, onde alguns detalhes podem ser desconsiderados, pois podem não ser possíveis de produzir.

Após a modelagem, é preciso cortar os tecidos e materiais (tecidos, couros, espuma e palmilhas) que farão parte do calçado. As partes do calçado são separadas por lotes e somente após essa separação os materiais são encaminhados para o corte.

        Após o corte, as peças são preparadas para que as peças sejam chanfradas, unificadas e conformadas. Tal processo faz com que o pesponto do calçado fique melhor, dando assim uma uniformidade à produção do calçado, para que o produto final esteja confortável e de acordo com os padrões da empresa que está produzindo.

Antes de chegar ao setor de costura, são determinadas algumas marcações para que facilite o processo de pespontos do cabedal, de acordo com os padrões pré-definidos. Para cada tipo de costura utiliza-se uma máquina específica, para que o produto tenha qualidade nos acabamentos.

Após costurado o cabedal, o mesmo passa para o setor de montagem, onde seleciona-se as formas adequadas. A montagem acontece através de um choque térmico é a partir daí que o produto começa a ganhar forma de calçado. Além da montagem, é importante realizar um processo de colagem da sola do calçado, onde são feitos a asperagem, limpeza e halogenação para que a colagem da sola tenha qualidade. Após colar a sola, a mesma deve receber uma camada de adesivo para finalizara montagem.

Depois de passar por todos esses setores, o calçado vai para os processos finais de revisão e embalagem. É onde o calçado deve ser observado com cautela, pois se houver alguma falha o produto precisa voltar à produção do processo que não foi concluído com êxito. Caso o calçado esteja com qualidade padrão, o calçado é embalado e despachado ao cliente.

Processos

Pesquisas de referências de materiais, técnicas, necessidades de mercado e modelos para o desenvolvimento de uma nova coleção.

Após a pesquisa, começa o processo de modelagem e produção do calçado. Onde define-se qual o material será usado para cada modelo.

A fabricação começa no setor de corte de materiais onde cada pedaço do molde é cortado conforme o design e modelo definido.

Após o corte dos materiais, o calçado vai para o setor de costura, onde inicia-se a produção pelo cabedal, parte superior do calçado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com