TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de visita ao TRT

Por:   •  6/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  3.065 Visualizações

Página 1 de 2

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

ALUNO: GABRIEL PABLO ARSENO TESSEROLI                7º PERÍODO

DIREITO DO TRABALHO -  PROFESSOR: MARCO ANTONIO CESAR VILLATORE

RELATÓRIO

No dia 07 de abril de 2015 foi realizada uma visita ao Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região.

        Inicialmente nós assistimos um vídeo institucional onde apresentou a diferença do Ministério do Trabalho ligado ao poder executivo, Ministério Público do Trabalho e Justiça do Trabalho, sendo que:

 O Ministério do Trabalho fiscaliza o cumprimento das normas legais e emite carteiras de trabalho, diferente das distribuições dos demais.

        O Ministério Público do Trabalho é um fiscal da lei que investiga denúncias e irregularidades trabalhistas, tratando das mais diversas irregularidades.

 

        A Justiça do Trabalho é um órgão especializado do poder judiciário, tendo competência para conhecer, conciliar e julgar as lides e conflitos decorrentes das relações de trabalho em geral, também é conhecida como a justiça social e do diálogo por excelência.

        A missão do Tribunal do Trabalho é atuar coletivamente na construção da paz social, não enxergando apenas processo e sim as pessoas.

        Também tivemos a oportunidade de ouvir a palestra explicativa sobre a Escola Judicial que foi criada em 2005, que tem como papel garantir o aperfeiçoamento dos magistrados e servidores.

        Além disso, a Escola Judicial possui uma revista eletrônica que é referência em termos jurídicos.

        A Justiça do Trabalho é a segurança plena de aplicação da legislação trabalhista e o equilíbrio entre o capital e o trabalho.

        Todos os processos que ingressam nas varas e no TRT/PR são eletrônicos, de modo que o mesmo está entre os tribunais trabalhistas do país com melhor infraestrutura e serviços da tecnologia e informação.

        E por fim fomos ao Centro de Memória do TRT/PR onde observamos diversos processos históricos disponíveis para pesquisas.

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com