TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Direito Tutelar do Trabalho

Por:   •  1/9/2020  •  Resenha  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS GRADUAÇÃO EM DIREITO

Resenha Crítica de Caso/Artigo

João Nobrega da Trindade Neto

Trabalho da disciplina: Direito Tutelar do Trabalho

                                                                     

Campina Grande – PB

2020

Prospecção Internacional em Calçado Esportivo: Nike e Reebok

Referências: Rosenzweig, Philip M. PROSPECÇÃO INTENACIONAL EM CALÇADO ESPORTIVO: NIKE E REEBOK. Escola de negócios de Harvard, Ver. 14 de Julho de 1994.

O caso em análise descreve o desenvolvimento e fortalecimento das indústrias de calçados esportivos americanas Nike e Reebok, que despontavam como líderes de vendas do segmento e buscavam alcançar novos níveis de produção com baixo custo e aumento do lucros para em busca de tornarem potências e isolamento no topo do ranking do seu seguimento como maior empresa de calçados esportivos.

Para diminuir os custos de produção e atingir um número cada vez maior de consumidores, e as multinacionais se instalaram em países da Ásia apenas para a produção do produto com base nos termos específicos e de padrão de qualidade, concentrando no seu país sede o todo o conhecimento do produto, no desenho e publicidade, sendo este último em escala mundial.

Os países que mais atraíram as atenções das empresas que foram contratadas para a produção dos produtos determinados das multinacionais Nike e Reebok foram Coréia do sul, Taiwan, China, Indonésia e Filipinas, já que possuíam mão de obra em larga escala e de barata.

Dessa forma, tanto a Nike como a Reebok exigiam das suas empresas terceirizadas apenas o produto final, ou seja, o produto pronto para venda.

Com um custo baixo e mão de obra barata e abundante, a Nike e Reebok obtiveram crescimento dos lucros, principalmente quando comparado com os próprios sistemas de produção adotados no seu país.

Ainda observando a exploração da mão de obra por parte das empresas terceirizadas pela Nike e Reebok, surgiu o problema das com a condições e direitos trabalhistas dos trabalhadores da linha de produção dos produtos das multinacionais.

Os países escolhidos tinham características semelhantes, ou seja, eram países que necessitam a produção de novos empregos para atender a necessidade da população, não se preocupando com os direitos trabalhistas e as condições de trabalhos que seriam praticados.

Com o oferecimento de salários bem inferiores ao que eram praticados nos Estados Unidos, jornada de trabalho excessiva, condições de trabalho ruins e sem opção de outros trabalhos, os trabalhadores se viram obrigados a aceitar por questões de sobrevivência.

A disputa pelo topo do mercado teve suas consequências tanto positivas, como já citado o aumento dos lucros, como de forma negativa, atraindo fiscalizações internacionais na verificação da mão de obra que estaria sendo utilizada para a produção dos produtos.

Rapidamente foram constatadas diversas irregularidades trabalhistas, que afrontavam de os preceitos de direitos humanos internacionais como até mesmo as leis trabalhistas dos próprios país em a produção era desenvolvida.

Para a Nike, a solução de toda polemica acerca dos direitos dos trabalhadores e as condições de trabalho veio através da produção de um documento chamado de Memorando de Entendimento da Nike, a tutela dos direitos dos trabalhadores bem como a definições dos ambiente de trabalho digno para o desenvolvimento das atribuições dos trabalhadores. Ainda exigiu de suas empresas certificações as quais declaram estar em conformidade com as leis trabalhistas locais, não explorar trabalho infantil, não praticar discriminação de qualquer espécie, além de aderir às práticas ambientais da Nike.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (131.8 Kb)   docx (45.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com