TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Historia do Direito

Por:   •  21/10/2019  •  Resenha  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal de Juiz de Fora – Faculdade de Direito

História do Direito

Eliane Perini

Aluno: Silvério Braz da Paixão

Resenha:

A Metástase: O assassinato de Marielle Franco e o avanço das Milícias no RJ.

Editora Revista Piauí

Autor: Allan de Abreu

Na reportagem apresentada pelo jornalista Allan de Abreu do jornal piauí edição 150 de 03/2019 é exposto como é o agir das milícias em fato real, seu real objetivo e o porque do não fim de muitas investigações.

Num primeiro momento, o autor descreve que o surgimento das milicias se deram devido a falta da presença do estado em locais em que o crescimento demográfico se deu em fase acelerada. “[…]A partir de então, como costuma acontecer em vários lugares no trágico processo de urbanização do país, a comunidade cresceu descontroladamente. Nos anos 80 a prefeitura delegou à associação de moradores a tarefa de organizar a ocupação do espaço.

Esses grupos agem extorquindo dinheiro dos comerciantes e moradores e, até praticam assassinatos para poder manter a ordem no local. Hoje, a principal área que afeta a relação dos indivíduos em sociedade é a segurança, e a milicia surgiu de forma a levar certa segurança subjetiva.

Um dos pontos abordados pela reportagem é o crescimento dessa facção voltada para a política, pois os integrantes viram que nesses locais, devido pouca segurança e o chamado voto de cabresto, conseguem se eleger facilmente para eletivas.

Dessa forma, com o abuso do poder econômico e utilizando a máquina publica o sistema cresce a cada dia, porque o sistema se reorganiza, articula novos interesses e novas lideranças. Esses “representantes” que se elegem pelo interesse do sistema são os chamados representantes do crime, pois ninguém puxa um gatilho sozinho, atrás deste tem uma grande articulação de interesses.

A morte da vereadora Marielle Franco é como outras tantas mortes que já aconteceram para proteger o sistema, pois este se vê ameaçado e, para não perder sua potência, encomenda sua “tranquilidade”.

Outro momento da reportagem é a morosidade para causas e soluções, pois vários foram responsáveis pelo prosseguimento do IP. Isso já mostra claramente o conflito de interesses. Interesses estes para não apontar a real causa e o real responsável pelos crimes de interesse do sistema o chamado pela reportagem de “Escritório do Crime”. Pois como já relatado em parágrafo anterior, [...]” ninguém puxa um gatilho sozinho...”.

Com base trazida pela reportagem, é possível compreender que a maioria dos crimes cometidos pelas chamadas milícias são de interesse político, pois esse sistema “sempre entrega uma mão para poder salvar um braço”, e não é atoa que sempre entra governo e sai governo e os escândalos continuam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (101.6 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com