TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Santo Agostinho Filosofia Geral e Juridica

Por:   •  2/10/2023  •  Resenha  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 3

                                [pic 1]

                     

                          BACHARELANDO EM DIREITO

                                    Maria Katariny Gomes da Silva

 

             Texto dissertativo: Vida e Obra de Santo Agostinho

       

       

                                Conceição do Coité-BA

                                               2023

                              Maria Katariny Gomes da Silva

         

             

         Texto dissertativo: Vida e Obra de Santo Agostinho

       Trabalho apresentado no curso de direito, solicitado na  disciplina Filosofia Geral e Jurídica.

                               Docente: Larissa Rocha

                               Conceição do Coité-BA

                                              2023

Aurélio Agostinho de Hipona, mais conhecido como Santo Agostinho, nasceu em 13 de novembro de 354 d.C vindo a falecer em 28 de agosto de 430 d.C. Considerado um dos maiores e mais importantes filósofos e teólogos da época do cristianismo onde suas obras foram referentes para o desenvolvimento do cristianismo e também da filosofia ocidental. Foi bispo de Hipona, escrevendo na era patrística, nomeado como o mais importante dos Padres de igreja no ocidente. Suas principais obras são De Civitate Dei ( A Cidade de Deus) e “Confissões” ambas ainda muito usadas no meio de ensino colegial e acadêmico. Além disso, Santo Agostinho retrata em suas obras sobre sua vida quando não era convertido. Onde fala do pecado, maniqueísmo e do hedonismo.

Maniqueísmo era uma religião que ele se aproximou, na qual reprime-se em dividir uma coisa em duas partes como por exemplo “o bem e o mal”. No maniqueísmo, ele criou expectativa em encontrar soluções para a sua necessidade de unir a razão à crença. Porém, ao longo de seus estudos e descobertas ele foi se desligando do Maniqueísmo devido a contradições que encontrou. Uma das dúvidas que lhe consumiam era: qual a origem do mal? Para Santo Agostinho o mal é a ausência do bem e não possui existência própria.

Ele defendia a ideia do pecado original e da predestinação – teoria em que o destino da vida humana é programado por Deus. Sendo a fé o único meio de alcançar a verdade, e a razão responsável por comprovar essa verdade.

A ética, moral e a justiça Agostiniana é teísta e cristã. Se caracterizavam em três conceitos: vontade, livre arbítrio e graça. Portanto a vontade é livre, e pode  desejar o mal, pois somos um ser limitado, podendo agir descontroladamente, imoralmente e contra a vontade de Deus. Para o filosofo “justiça é dar a cada um o que é seu, punindo-os que não agirem de forma correta.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com