TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Tópicos de Direito Constitucional

Por:   •  30/1/2019  •  Resenha  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Pós-graduação em Direito Público

Resenha do Artigo: “Caso do Mensalão –Tópicos de Direito Constitucional”

mexi c ano.” 

Nome do aluno: Mariza da Silva Araujo

                      Trabalho da disciplina: Tópicos do Direito Constitucional

                                                     

          Tutor: Profº Guilherme Sandoval Goes

Local: Barra Mansa

Ano: 2019

TÍTULO

Artigo: Caso do Mensalão – Tópicos de Direito Constitucional.

.

REFERÊNCIA:  Artigo Veja: Caso do Mensalão – Tópicos de Direito Constitucional.

Introdução:

O presente artigo relata sobre o caso do Mensalão sobre os parlamentares que são investigados e também a possibilidade da prisão dos mesmos, que seria decretada pelo Ministro do STF, Joaquim Barbosa.

Resumo:

        O petista Marco Maia, afirmou que a prisão dos parlamentares, em suas palavras, seria inconstitucional “uma das coisas que a Constituição previu de forma sábia é que nenhum parlamentar pode ser preso a não ser em flagrante delito ou depois de condenação transitada em julgado, o que significa que a Constituição é muito clara em relação à impossibilidade da prisão de parlamentares. Nós temos que aguardar os acontecimentos para ver qual o impacto e o que isto vai significar do ponto de vista do posicionamento que o Parlamento e a Câmara dos Deputados irão tomar em relação a essa situação”.

        

Os parlamentares são cercados de privilégios, os quais desfrutam de várias imunidades e prerrogativas: inviolabilidade ou imunidade penal ou material, imunidade processual, imunidade prisional, foro especial por prerrogativa de função, imunidade probatória e prerrogativa testemunhal, isso ainda acontece até a  presente data.

        

Essa imunidade alcança qualquer tipo de manifestação do pensamento no exercício da função, dentro ou fora do Congresso, tendo em vista o preconizado no art. 53, caput, da CRFB/88, onde os deputados e senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos.

        

Desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nessa situação, os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro hora à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão, conforme previsto no art. 53, § 2 da CRFB/88.

        O parlamentar não pode sofrer nem prisão preventiva nem temporária, incluindo-se também prisão em flagrante, salvo em crime inafiançável, que são crimes como: racismo, crimes hediondos, etc. Quem delibera sobre a manutenção ou não da prisão em flagrante por crime inafiançável é a Casa respectiva, através do voto da maioria de seus membros. Após a  condenação criminal imposta em sentença transitada em julgado torna-se possível prender o parlamentar, assim como decretar a perda do mandato conforme previsto no art. 55, VI da CRFB/88, salvo se já cassado anteriormente pela própria Casa Legislativa por falta de decoro parlamentar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (163.9 Kb)   docx (44.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com