TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resposta Escrita à Acusação

Por:   •  7/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA __ VARA CRIMINAL DA COMARCA DE__ ESTADO DE __

Processo nº ___________________________

TÍCIO, já qualificado nos autos da ação penal que lhe move a JUSTIÇA PÚBLICA, através do processo em epígrafe, por intermédio de seu advogado e bastante procurador, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, apresentar a presente Resposta escrita à acusação, com fulcro nos artigos 396 e 396-A, ambos do CPP, pelos fatos e direitos a seguir expostos.

DOS FATOS

O acusado, réu primário e com bons antecedentes, em ___, foi preso em flagrante delito, sob a acusação de ter, naquela data, furtado 3 DVDs de uma loja especializada, localizada no endereço ______, entendendo-se como tendo ele infringindo assim o artigo 155, caput do Código Penal.

O valor do produto foi estimado em R$ 20,00 (vinte reais) cada um, conforme se verifica nos autos.

Cumpre mencionar que a prisão em flagrante fora convertida em preventiva e esta revogada posteriormente, a requerimento do Ministério Público ao apresentar a denúncia.

Ao ser detido, os DVDs foram apreendidos e devolvidos à vítima.

Os fatos e a devolução os objetos foram presenciados pelas testemunhas abaixo arroladas.

DO DIREITO

O delito imputado ao acusado (Art. 155, caput do C.P) foi classificado pelo legislador como sendo crime contra o patrimônio. Assim sendo, um fato só pode ser considerado como típico quando presente não apenas a tipicidade formal, mas igualmente a material, a qual, nos crimes contra o patrimônio, é consubstanciada na efetiva capacidade de lesar o patrimônio da vítima, o que não ocorre quando se intenta subtrair bem sem relevância econômica, como é o caso dos presentes autos.

Note-se que a situação em questão envolve, sem maiores indagações, o princípio da insignificância, dado a extrema pequenez do prejuízo que eventualmente pudesse ensejar à pretensa vítima, tornando, por consequência, atípica a conduta.

A punição ao agente de uma conduta criminosa deve guardar correlação com o valor da conduta e da lesão sofrida pelo ofendido, a qual, no caso é de valor ínfimo.

Por isso, requer-se o reconhecimento da atipicidade da conduta do acusado, a fim de impedir que ele sofra, ainda mais, os efeitos nocivos do processo penal, assim como em face à inconveniência de se movimentar o Poder Judiciário para solucionar uma lide de insignificante expressão.

 Caso assim não entenda Vossa Excelência, o que se admite apenas para fins de argumentação, o crime atribuído ao requerente, art. 155, caput do C.P., crime esse em que a pena mínima cominada é igual a 1 (um) ano, portanto, enquadrando-se nos moldes do que dispõe o art. 89, da Lei 9.099/95, fazendo, então, o requerente jus à concessão da suspensão do processo conforme lhe faculta o artigo de lei retro citado.

 DOS PEDIDOS

        Diante do exposto, requer-se:

  1. A absolvição sumária de Tício, com fundamento no art. 397, inciso III, do Código de Processo Penal, já que é manifesta a atipicidade da conduta dele, conforme já demonstrado;
  2. Subsidiariamente, a suspensão condicional do processo, nos moldes do art. art. 89, da Lei 9.099/95;
  3.  Intimação das testemunhas, para prestar depoimento durante a instrução criminal, abaixo arroladas.

 

Termos em que,

Pede deferimento.

São Paulo, 18 de março de 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com