TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Bens Públicos

Por:   •  9/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.013 Palavras (13 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 13

BENS PÚBLICOS

1. Conceito:  De acordo com o art. 98 do Código Civil, ‘‘são públicos os bens do domínio nacional pertencentes às pessoas jurídicas de direito público interno; todos os outros são particulares, seja qual for a pessoa a que pertencerem’’.

  • OU SEJA: somente são possuidores dos bens públicos a União, os estados, o Distrito Federal, os municípios e as respectivas autarquias e fundações públicas de natureza autárquica.
  • Os bens das pessoas jurídicas de direito privado que integram a administração pública não são bens públicos, no entanto, podem estar sujeitos a regras próprias do regime jurídico dos bens públicos, no momento em que estiverem sendo utilizados na prestação de um serviço público.

2. Domínio Público: poder que o Estado exerce sobre todas as coisas de interesse público (domínio eminente) ou poder de propriedade que exerce sobre o seu patrimônio (domínio patrimonial).

3. Classificação: quanto à destinação, os bens públicos classificam-se em I. Bens de uso comum do povo; II. Bens de uso especial; e III. Bens dominicais.

        3.1 Bens de uso comum do povo: são os destinados ao uso geral pelos indivíduos, que podem ser utilizados por todos em igualdade de condições, independentemente de consentimento individualizado por parte do poder público. Exemplos: estradas, praças, ruas, mares, rios navegáveis, etc. Em geral, são colocados à disposição da população de modo gratuito, no entanto, é possível que seja exigida uma contraprestação por parte da administração pública (lembrar do poder de polícia do Estado – conservação da coisa pública e proteção do usuário). Exemplo: estacionamentos rotativos.

3.2 Bens de uso especial: são os que possuem uma destinação pública (afetados a um serviço público ou a uma utilidade pública). Exemplos: escolas públicas, hospitais públicos prédio da FDA, estacionamento do HU.

3.3 Bens dominicais ou dominiais: são os que constituem o patrimônio das pessoas jurídicas de direito público, como objeto de direito pessoal ou real de cada uma dessas entidades. Não possuem uma destinação pública definida e podem ser utilizados pelo Estado para fazer renda. Exemplos: terrenos de marinha, prédios públicos desatinados, terras devolutas e todas as terras que não possuam destinação específica, móveis inservíveis, dívida ativa, etc.

4. Regime jurídico dos bens públicos: os bens públicos estão sujeitos, de modo integral, a regime jurídico próprio: o regime jurídico dos bens públicos, o qual possui como características a inalienabilidade, a imprescritibilidade, a impenhorabilidade e o fato de não poderem ser objeto de penhor, hipoteca ou anticrese.

4.1 Inalienabilidade: em regra, não é possível alienar um bem público. Somente são absolutamente inalienáveis aqueles bens que não possuem valor patrimonial, por sua própria natureza. Exemplo: rios, mares, praias, etc. Os bens públicos dominicais podem ser objeto de alienação, obedecidos os requisitos legais (demonstração do interesse público, prévia avaliação, licitação e, caso se trate de bem imóvel, autorização legislativa).

4.2 Imprescritibilidade: isto é, são insuscetíveis de aquisição mediante usucapião. A CF/88 veda, expressamente, qualquer tipo de usucapião de imóveis públicos. Essa regra também é prevista no Código Civil em seu art. 102.

4.3 Impenhorabilidade: A penhora é instituto de natureza constritiva que recai sobre o patrimônio do devedor para propiciar a satisfação do credor na hipótese de não pagamento da obrigação. A CF estabeleceu que a satisfação de créditos de terceiro contra a Fazenda Pública será satisfeita mediante precatórios (art. 100, caput, CF). Há uma única hipótese em que deve ser feito o pagamento direto pela Fazenda, sem seguir a sistemática dos precatórios: trata-se das obrigações de pequeno valor (RPV). É possível, nas restritas hipóteses constitucionalmente previstas, ocorrer o sequestro de valores (dinheiro público) necessários à satisfação de dívidas constantes de precatórios judiciais. Obs.: os bens dos correios são impenhoráveis.

4.4 Não sujeitos a penhora, hipoteca ou anticrese (não onerabilidade): onerar um bem é gravá-lo como garantia, para satisfação do credor no caso de inadimplência. São espécies de direitos reais de garantia sobre a coisa alheia o penhor, a anticrese e a hipoteca (art. 1.225, do CC). O credor da fazenda pública não pode ajustar garantia real incidente sobre bem público, sob pena de nulidade absoluta da garantia.                                                        5. Aquisição de bens para o patrimônio público: são a forma dos bens se inserirem no domínio público. 

5.1 Doação: é possível haver doação de particular à administração pública. A doação pode ser simples ou com encargo. Quando houver encargo, é preciso a autorização legislativa, haja vista a necessidade de ser analisado se o encargo pode ser assumido pelo ente. Exemplo: particular doar obra a um museu.

5.2 Compra: deve haver demonstração do interesse público. Hipótese de licitação.

5.3 Desapropriação: forma de intervenção do Estado na propriedade privada que retira o domínio sobre a coisa. É uma forma de aquisição originária. A Administração pública deve demonstrar a necessidade, utilidade ou interesse público.

5.4 Confisco: Há uma reformulação na função social do bem. Exemplo: confisco de aeronaves que são utilizadas no transporte de drogas ilícitas, bem que explora trabalho escravo, etc.

5.5 Permuta: troca de um bem por outro. Normalmente, ocorre entre os entes públicos.

5.6 Dação em pagamento: dá-se em pagamento de dívidas. Exemplo: sujeito inadimplente ao fisco oferece um bem em forma de pagamento, o qual será avaliado pelo poder público (que pode aceitar ou não).

5.7 Direito hereditário: é possível que o particular deixe bens para o Estado por meio de testamento. Também, quando não se localizam os herdeiros, os bens são adquiridos pelo Estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (160.8 Kb)   docx (109.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com