TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Juri Simulado

Por:   •  21/5/2023  •  Relatório de pesquisa  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 3

Teixeira de Freitas-BA em 19 de novembro de 2021.

Faculdade Pitágoras – Teixeira de Freitas-BA

Aluno: Bruno Barros Guarino

Professora: Jaqueline Camata.

2º período - noturno

RELATÓRIO SOBRE O JÚRI SIMULADO

O Caso dos Exploradores da Caverna é uma história de alguns homens que ficaram presos em uma caverna devido a um desmoronamento de rochas e a única forma que conseguiram se comunicar com o resgate foi por meio de um rádio. Através dessa comunicação, obtiveram a informação de que não iriam suportar a fome durante o tempo estimado para remoção das rochas até que fossem soltos. Assim, Roger, um dos exploradores que estava dentro daquela caverna, sugeriu aos companheiros um acordo entre eles para que um destes tivesse a vida tirada para manter outros vivos e alimentados do corpo que fosse sacrificado.

Após o acordo, o primeiro integrante do grupo a ser morto foi o próprio Roger e os demais se alimentaram do corpo dele. Alguns dias depois todos os sobreviventes foram resgatados, porém submetidos a um julgamento por terem matado Roger em busca de se manterem vivos. Foram Julgados e vistos como culpados pela morte de Roger, ao qual a pena foi de enforcamento.

Após a leitura do livro pelos alunos do 1º e 2º período, solicitado pela professora Jaqueline Camata, foi realizado um Júri Simulado do Caso dos Exploradores da Caverna e assim correu. Os alunos participaram de um sorteio para distribuição das funções.

A defesa iniciou sua tese argumentando no estado de necessidade, com ênfase de que os exploradores cometeram tal ato devido ao desespero de se manterem vivos, pois o indivíduo com fome e sem possibilidades de alimentação, usaria, então, da primeira estratégia para alimentar e não morrer. Assim, entraram em um acordo e o primeiro a ser morto para servir de alimento aos demais foi Roger.

Ato contínuo, a acusação rebateu à defesa indicando que há várias situações nas quais pessoas são privadas de alimentos e que nem por isso tirariam a vida do outro semelhante para preservar a sua, bem como, que havia comunicação com a equipe de resgate do lado de fora da caverna, feita por meio de aparelho eletrônico de radiodifusão. Enfatizou ainda que por meio dessa comunicação com a equipe externa, os desafortunados exploradores detinham condições de saber que seriam resgatados dentro de pouco tempo. Enfatizou também que o Artigo 5º da Constituição Federal assegura o direito à vida a qualquer ser humano.

A defesa, na tentativa de rebater a tese da acusação, levou em consideração que os exploradores, devido à inanição, já não teriam mais condições mentais para dicernir sobre ética e questões filosóficas devido ao estado em que se encontravam.

Houve ainda o argumento da defesa informando que os suprimentos levados para o interior da caverna pelo exploradores dariam apenas para alguns dias e eles foram resgatados somente no trigésimo segundo dia.

A defesa ainda argumentou que os sobreviventes já haviam passado por demais necessidade dentro desse período, tanto fisicamente quanto psicologicamente e que quando os tais foram depor, foram verdadeiros em suas versões porque não houve contradição em nenhuma das partes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (35.7 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com