TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jk Resumo De Sua Vida

Trabalho Escolar: Jk Resumo De Sua Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 4

A Era JK

Juscelino Kubitschek de Oliveira, nascido no dia 12 de setembro de 1902, na cidade mineira de Diamantina, veio a consagrar-se como um dos maiores presidentes da história do Brasil. Durante seu curto mandato, de 1956 a 1961, ele mudou a face do país, orientando-a para o mundo moderno. Promoveu a indústria, o transporte, a eletricidade e o consumo de massas, coroando a sua administração, sempre com otimismo e bom humor, com a construção da capital Brasília. Cidade universalmente apontada como um dos símbolos dos nossos tempos e compromisso irreversível do Brasil para com o futuro. Ninguém como ele, fez tantas coisas em tão pouco tempo.

Empossado no dia 31 de janeiro de 1956, Juscelino quase que de imediato, em fevereiro mesmo, apresentou a nação o seu Plano de Metas. Tratava-se de um ambicioso projeto, com auxilio do capital estrangeiro, de transformar o Brasil numa nação industrializada no mais rápido espaço de tempo possível dando origem a campanha de fazer “50 anos em 5”. Esta decisão vinha de tempos, desde que Juscelino, deputado federal, visitara os Estados Unidos em 1948. Sentiu lá com seus próprios olhos, que o Brasil não poderia mais continuar preso à produção agrícola, fazendo de tudo para mudar a sua face. A nação que ele herdou era extremamente pobre. Em 1950, 10 milhões de brasileiros dedicavam-se a agropecuária, de quem outros mais 20 milhões dependiam. Na cidade, ativos no comércio, nos serviços e na indústria, concentravam-se outros 21 milhões, ganhando salários baixíssimos. Tudo isso fazia com que 60% da população vivesse no campo e somente 40% nas áreas urbanas. O Produto Bruto Nacional não ultrapassava 7 bilhões de dólares e a renda per capita era de 137 dólares. Logo, o projeto desenvolvimentista que ele abraçou, visava alterar aquele estado de coisas, afinando-se assim com a elite intelectual de sociólogos e economistas que se concentravam no ISEB e que defendiam um desenvolvimento autônomo.

O Plano de Metas, concentrando recursos internos e externos, fez por merecer a aprovação dos partidos de sustentação do governo, tanto do PTB como do PSD. O PTB, porque a expansão da indústria ajudaria os trabalhadores, dando-lhes emprego e melhores salários, reforçando-lhes a posição na sociedade via sindicatos. O PSD, especialmente a facção composta pela burguesia industrial, via na política de J.K a ampliação do mercado e da abertura de novas oportunidades, enquanto os militares sentiam que o crescimento do parque fabril reforçaria o poder econômico nacional e, por conseguinte, o das Forças Armadas em geral.

A promessa de erigir uma nova capital no Planalto Central, chamada ao estilo da época de NOVACAP, surgira durante a campanha eleitoral. Era a oportunidade de mudar o destino geográfico do Brasil, esparramado há 450 anos pelo litoral atlântico. Os imensos espaços da hinterlândia brasileira, o sertão bravio, milhões de quilômetros quadrados, estavam praticamente abandonados, e assim permaneceram por séculos, tratado com indiferença ou descaso por todas as administrações. Determinada a transferência da capital federal pela Mensagem de Anápolis, de 18 de abril de 1956, a construção de Brasília, fixada no prazo de 3 anos e 10 meses, iria modificar tal situação. A fantástica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com