TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão de Direito Ambiental

Por:   •  9/5/2019  •  Seminário  •  2.736 Palavras (11 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Fundação Escola Superior do Ministério Público

Faculdade de Direito

Credenciada pela Portaria MEC n.º 3.640, de 17/10/2005 – DOU de 20/10/2005. 

Curso de Direito - Bacharelado

Reconhecido pela Portaria MEC n.º 444, de 1º de novembro de 2011 – DOU de 3/11/2011.

EXERCÍCIOS DE REVISÃO DE DIREITO AMBIENTAL

GERAL/CONSTITUCIONAL/PRINCÍPIOS

– De que modo a função promocional do direito de Norberto Bobbio pode contribuir para a efetividade da proteção ambiental? Explique, levando em consideração eventual necessidade de adaptação do sistema normativo (protetivo-repressivo/promocional).

–  “As normas da disposição do direito fundamental do art. 225 da Constituição configuram o direito ao ambiente como um direito fundamental como um todo. A norma segundo a qual “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações” configura um complexo de posições jurídicas em relação ao Estado e ao indivíduo. Igualmente, as normas que impõem ao Estado uma série de ações específicas como “preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais”, “promover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas”, “preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País”, “proteger a fauna e a flora” (art. 225, § 1º, da Constituição). A partir da compreensão do direito fundamental ao ambiente como todo, pode ser afirmado que a estrutura normativa do direito ao ambiente se deixa decompor analiticamente, primeiro, como um direito a algo e, segundo, em decorrência disso, como um direito a prestações em sentido amplo. Nesse sentido, o direito fundamental ao ambiente tem como objeto tanto ações negativas como ações positivas. ...A concepção do direito fundamental ao ambiente como um direito a algo tem como consequência o reconhecimento de que o direito ao ambiente é um direito a prestações, que devem ser tomadas em sentido amplo.” (Anízio Pires Gavião Filho).

Segundo o autor do texto, este direito a prestações (fáticas e normativas) em sentido amplo se desdobra em três categorias: (1)proteção, (2) organização e procedimento e (3) prestações em sentido estrito. Explique estas categorias fundamentadamente.

- O direito ao ambiente ecologicamente equilibrado como um conjunto de posições fundamentais jurídicas pode se apresentar como um direito a que o Estado omita determinadas intervenções no ambiente, hipóteses que configuram um direito de defesa. Estas ações negativas podem implicar (1) que o Estado não crie obstáculos ou impeça determinadas ações do titular do direito; (2) que não afete determinadas situações do titular o direito; e (3) não elimine determinadas posições do titular do direito. Explique estas três ações negativas, exemplificando.

– O artigo 225 da Constituição Federal pode ser dividido em três partes: caput, que estabelece a norma-matriz; o parágrafo 1º e seus incisos, que se constitui de normas-instrumento; e os parágrafos 2º a 6º, que estabelece um conjunto de determinações particulares em matéria ambiental. Explique a primeira (norma-matriz), dê um exemplo de norma instrumento e de uma das determinações particulares, explicando-as.

– Explique os elementos que integram o conceito constitucional de meio ambiente, exemplificando-os.

– Explique quais são os benefícios formais e substantivos da constitucionalização da proteção do meio ambiente.

– Explique o conceito de desenvolvimento sustentável.

– Cite e explique a estrutura do SISNAMA.

– Cite e explique três objetivos da PNMA.

– Explique os princípios da prevenção e precaução em matéria ambiental.

- Explique o princípio do poluidor-pagador, suas características preventivas e repressivas e suas consequências.

- Explique o princípio do protetor-recebedor. Foi positivado no ordenamento jurídico brasileiro? Dê um exemplo de sua aplicação.

– Explique dois instrumentos de política ambiental, fundamentando-os nos princípios de direito ambiental.

- Cite e explique dois instrumentos econômicos de tutela ambiental.

- Explique a diferença, exemplificando, de instrumentos de comando e controle e instrumentos econômicos na tutela do meio ambiente. Sob o aspecto da adaptação dos agentes econômicos e critérios de eficiência, quais os mais favoráveis?

- Cite e explique a importância de dois dos principais marcos do direito ambiental internacional.

- Explique os aspectos positivos e negativos do uso, no direito ambiental internacional, dos instrumentos de soft Law e hard Law.

COMPETÊNCIAS AMBIENTAIS

- Com a entrada em vigor da Lei Complementar 140/2011, a atribuição para autorizar criadouros de pássaros silvestres passou da União (IBAMA) para os Estados, na forma do artigo 8º, XVIII e XIX. Entretanto, a lei entrou em vigor na data de sua publicação (art. 22), sem um período de vacatio legis, para possibilitar a criação, pelos Estados, de tal serviço. O IBAMA – corretamente -  imediatamente paralisou as emissões de autorizações para criadouros de passeriformes, sob a alegação de ausência de atribuição legal. Muito embora o Estado do Rio Grande do Sul possuísse estrutura instalada para o exercício do licenciamento ambiental de tais atividades (FEPAM e Fundação Zoobotânica), inclusive com técnicos habilitados e Conselho de Meio Ambiente, não colocou em funcionamento tal serviço para conceder as autorizações por quase dois anos, deixando esta atividade sem fiscalização e sem as necessárias emissões das autorizações, ou seja, impedindo o seu funcionamento.

A LC 140/2011 estabelece nos artigos 4º, inciso II, 5º, 15 e 16 a possibilidade de celebração de convênios, acordos de cooperação, delegação de execução de ações administrativas, atuação supletiva ou subsidiária entre os Entes da Federação, mediante requisitos e condições específicos.

O Sr. João da Silva, criador instalado no Município de Quevedos/RS, solicitou “aprovação de criadouro da fauna silvestre” ao Estado, com base no art. 8º, XIX, da LC 140/2011. A FEPAM – órgão licenciador estadual, contudo, alegou que não estava preparada a tanto, deixando de conceder a autorização, caindo, o criador, na ilegalidade. Preocupado, ele solicitou atuação supletiva (art. 15) do IBAMA, diante da inércia do Estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (157.2 Kb)   docx (48.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com