TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEMINÁRIO: PROVAS: PRINCÍPIOS E DISPOSIÇÕES GERAIS

Por:   •  5/4/2017  •  Seminário  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

PROF. MARCUS ABREU SAMPAIO

SEMINÁRIO: PROVAS: PRINCÍPIOS E DISPOSIÇÕES GERAIS

São Paulo, 13 de março de 2017

1. João José, brasileiro, casou-se com Charlot, inglesa, e desse relacionamento tiveram um filho, Alessandro. O casamento ocorreu no Brasil e o filho foi registrado apenas como brasileiro. Quando Alessandro estava com 5 (cinco) anos João José e Charlot se divorciaram, pois não suportavam mais a convivência conjugal. A guarda de Alessandro foi concedida a Charlot, tendo João José apenas direito de visita aos finais de semana.

Passados alguns meses, João José ficou sabendo por um casal de amigos em comum que Charlot pretendia levar o filho para morar na Inglaterra, pois já havia registrado Alessandro como inglês e requerido o passaporte Europeu.

Desconfiado de que Charlot pretendia fugir com o filho, João José ingressou com uma ação requerendo a guarda de Alessandro sob a alegação de que Charlot pretendia fugir para Inglaterra.

Sobre o caso hipotético, responda aos itens a seguir:

a) É possível João José, para provar os fatos alegados, utilizar como meio de prova o comportamento de Charlot como forma de demonstrar que ela pretende fugir com o filho para Inglaterra?

Sim. João pode considerar para formular seu pedido, o comportamento que vem sendo demonstrado pela Charlot, uma vez que pode ser prejudicial a ele e ao filho desde que haja embasamento e comprovações do que alegar.

b) O comportamento das partes se caracteriza como prova atípica?

A doutrina, em rigor técnico, não caracteriza o comportamento das partes como meio de prova atípico, mas tão sim de indício que poderá ser considerado pelo juiz na motivação da sentença.

Se embasado, o comportamento das partes pode influenciar a formação do convencimento do juiz. Dessa forma, o comportamento durante o processo como o não comparecimento ao interrogatório informal determinado pelo juiz; a recusa em submeter-se a exame médico; o silêncio da parte quando tem obrigação de falar também se encaixam nessa hipótese.

Ocorre que, como qualquer outro indício, o comportamento das partes não poderá, por si só, servir para se basear a sentença, mas terá de ser combinado com outros elementos probatórios, como no caso em tela, um estudo e laudos periciais psicossociais.

2. Maria comprou de Beth um carro usado. Para não pagar Imposto de Renda formalizaram o negócio como doação, por meio de escritura pública. Ocorre que, Maria, mesmo tendo recebido o veículo conforme combinado, não pagou Beth.

Beth, então, pretendendo ingressar com uma ação de cobrança, liga para Maria e faz a gravação da conversa, sem informar Maria que a conversa estava sendo gravada. Na ligação, Maria confirma a existência da dívida, mas afirma que não irá fazer o pagamento, pois legalmente ela não está obrigada a pagar, por se tratar de uma doação.

Sobre o caso hipotético, pergunta-se: é possível Beth se utilizar da gravação como prova da existência da dívida em uma ação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com