TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUPERTISING OU CRIME

Tese: SUPERTISING OU CRIME. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/7/2014  •  Tese  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 3

SUPERSTIÇÃO OU CRENDICE

Pode ser vista e compreendida como crenças, mitos e até histórias passadas. As crendices são sempre de caráter defensivo, procurando evitar algum mal ou momentos e coisas indesejadas. Elas podem surgir de diversos modos, tanto vindos da religiosidade, como cultural ou individual. Essas crenças são inventadas por pessoas que crêem que tais atitudes trazem malefícios ou benefícios, como por exemplo, passar embaixo de uma escada: dá azar, bater na madeira: trás o perdão. Também faz parte da superstição a veneração de imagens, objetos e amuletos, como o pé de coelho, figa, ferradura, entre outros. Superstições nada mais são do que histórias passadas que entraram na cultura e cada dia mais são seguidas. Existem pessoas que acreditam e pessoas que acham esses tipos de atitudes em vão, ou seja, sem sentido.

Uma pessoa se torna supersticiosa quando começa a enfrentar problemas desconhecidos e estressantes, procurando na superstição a sorte e acreditando num ponto de melhora. A superstição é um meio em que o ser humano tem de reduzir a angustia, a impotência e a incerteza, pois de certa forma é uma “ilusão”, e as pessoas preferem se iludir pensando que as coisas vão melhorar se apegando assim a superstição que trás sorte do que viver com incertezas e medos.

BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DAS SUPERSTIÇÕES

Uma superstição é benéfica, quando a pessoa acredita que lhe trás sorte, confiança e até conforto. Um exemplo são os ATLETAS. Muitos deles, de diversas modalidades, com o propósito de alcançar o objetivo, apostam em atitudes como colocar uma peça do uniforme primeiro ou girar tantas vezes o braço no alongamento, tocar a touca de natação algumas vezes antes de nadar, usar amuletos da sorte em competições ou fazer mandingas, colocar a mesma camiseta todos os jogos, jogar com tal chuteira, pois com ela nunca perde-se nenhum jogo. Tudo isso com o intuito de ter um bom desempenho em alguma competição.

Segundo pesquisas, rotinas como essas podem ser importantes para as pessoas, pois um momento antes de uma competição, antes de uma prova, de uma reunião de negócios ou de uma entrevista, pode ser extremamente estressante. A confiabilidade dos seguidores de superstições nessas atitudes, deixa-os de cabeça equilibrada e mais focados no objetivo, além de trazer-lhes conforto mental e ajudar-nos no desempenho da vida.

A superstição começa a ser Maléfica, a partir do momento que começa a prejudicar a vida de alguém (o que não é o seu objetivo), quando a tira da linha de concentração, desvia a atenção do ponto principal, quando para a pessoa tal superstição vira um vício ou uma fixação, atrapalhando o desempenho, seja onde e como for. As superstições não são de modo para atrapalhar ninguém, ao contrário, quem acredita que elas existem, as praticam para ter sorte e desfrutar dos seus benefícios, e não de suas consequências.

FÉ x SUPERSTIÇÕES

Segundo pesquisas, fé e superstições são coisas opostas, no qual fé é baseada em conhecimento bíblico, podemos não ver nem sentir mas sabemos que existe. Superstição é baseada em histórias fictícias sem fundamento cientifico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com