TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança do trabalho

Por:   •  15/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.485 Palavras (10 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 10

Meio ambiente do trabalho – segurança e saúde do trabalho.

Meio ambiente do trabalho tem um conceito distinto do direito ambiental, está relacionado diretamente e de forma mediata com o ser humano em seu ambiente de trabalho, em seu cotidiano, ao exercicio de sua atividade laboral, sendo essa atividade remuneradas ou não remunerada. O conceito é bem abrangente.

É importante citar que existe diferença entre a proteção do direito do trabalho e a  proteção ao meio ambiente do trabalho, porque o primeiro se refere a relação do empregado em relação ao empregador, aos vinculos empregaticios e a segunda se refere a proteção  e a saúde do empregado no ambiente de trabalho.

A constituição Federal trás a base e a regulamentação do meio ambente do trabalho – segurança e saúde do trabalhador, e foi nela que essa categoria foi elevada, trazendo esses direitos inseridos nas normas constitucionais.

Conforme art 200 da Constitução Federal:

“Ao sistema único de saúde , compete, além de outras atribuições , nostermos da lei: VIII – colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.”.

E com fulcro no art 225 caput , IV, VI e § 3º:  “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

IV- exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental , a que se dará publicidade;

VI- promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.”.

Convém ressaltar também que a Costituição Federal trás em seus artigos 5° e 7º  e em seus vários incisos, a proteção ao meio ambiente, é necessário também lembrar o artigo 170 da Lei Maior, que a livre iniciativa deve fundar-se na valorização do trabalho humano e ter, por objeivo final, assegurar a todos uma existência digna de acordo com os ditames da justiça social, tendo a defesa do meio ambiente como principio , tendo como novo direito de personalidade o ambiente do trabalho.

E muito importante destacar, que o princípio da dignidade da pessoa humana é o principio basilar no qual todo ser humano tem direito ao meio ambiente de trabalho digno, com condições favoraveis, pois para o trabalhador ter uma de qualidade é necessário um ambinete de trabalho em condiçoes desentes e seguras.

Deve-se mencionar alguns princípios norteadores como o da Precaução e o da Prevenção.Prevenção  tem como significado a tomada de medias que evitam riscos ao ser humano e consequentemente ao meio ambiente. No ambiente de trabalho o homem é o afetado diretamente e de imediato plos danos causados ao ambiente, por isso esse princ[ipio se torna um dos princípais, com previsão na Constituição Federal, que está inserido em seu art 7º, inciso XXII, que fala:

“redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança.”

As informações trocadas entre os trabalhadores e seus sindicatos, trouxe muita cotribuição para a proteção da vida e da saúde dos trabalhadores, e para também mostrar ao povo quais as condições saudáveis do meio ambiente

O princípio do poluidor-pagador versa sobre  dois motivos fundamentais: primeiro, dar prevenção ao dano ambiental e segundo, se não haver prevenção, obriga-se a reparar da maneira mais completa possível, ou seja, quem polui deve porteger sua atividade de danos para assim evitar maiores problemas ao meio ambiente, sendo cabivel a ele a responsabilidade de fazer uso de todos os equipamentos e formas necessárias de se  evitar.

Portanto, obter-se um abiente de trabalho com total segurança e tornou um direito fundamental do cidadão trabalhador  muito importante, pois se não haver uma observação a isso, faz com que isso agrida toda a sociedade. Pois é ela quem se responsabiliza pelos gastos, incluindo o custo da Previdência Social e o SUS.

No Brasil, por não ter uma organização empresarial mais rigorosa para evitar esses riscos no ambiente de trabalho, e por ter como objetivo principal a obtenção de lucros e não a preoupação com a proteção dos trabalhadores, torn aimpossivel se aplicar adequadamete as normas voltadas a Educação Ambiental da qual é necessária. É necessário fazer  uma cultura ambientalista, dando enfase acultura do trabalho, porque é nessa parte  que tem maior danos as pessoas atingidas, e os donos de empresas precisam elaborar uma cultura mais solidária e de maior importância com todas as pessoas, bem como para o próprio sistema.  Observa-se assim, atráves dos  índices, os acidentes do trabalho acontecer devido as condições inapropriadas do meio mabiente de trabalho, como cita Simão de Melo.(2013. P.47)

  1. a falta de investimento na prevenção de acidentes por parte das empresas;
  2. os problemas culturais que ainda influenciam a postura das classes patronal e profissional no que diz respeito à não priorização da prevenção dos acidentes laborais;
  3. a ineficiência dos Poderes públicos quanto ao estabelecimento de políticas preventivas e fiscalização dos ambientes de trabalho;
  4. os maquinários e implementos agrícolas inadequados por culpa de muitos fabricantes que não cumprem corretamente as normas de segurança e orientações previstas em lei; e
  5. a precariedade das condições de trabalho por conta de práticas equivocadas de flexibilização do Direito do Trabalho.

Condições perigosas de Trabalho

Conforme art 193 da Consolidação das Leis Trabalhistas :

 “São consideradas atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem o contato permanente com inflamáveis ou explosivos em condições de risco acentuado.”

§ 1º - O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ouparticipações nos locais da empresa.

§ 2º - O empregado poderá optar pelo adicional de insalubridade que porventura lhe seja devido.

Aqui enquadra-se também o LIMITE DE TOLERÂNCIA, que é a tolerância máxima ou minima na qual o trabalhador poderá ficar exposto sem que seja causado algum tipo de dano a suasaúde.

Agentes Ambientais Relacionados à Insalubridade:

  • Agentes físicos
  • Agentes quimicos
  • Agentes biologicos

Atividades insalubres são aquelas que se perfazem:

  • Acima dos limites previstos nos anexos à NR 15:
  1. Límites para ruídos contínuos ou intermitente;
  2. Limites para ruídos de impacto;
  3. Limites para exposição ao calor;
  4. Revogado
  5. Limites para radiação ionizante;
  6. Trabalho sob condições hiperbáricas;
  7. Radiações não ionizantes;
  8. Vibrações;
  9. Frio;
  10. Umidade
  11. Agentes quimicos cuja insalubridade é caracterizada por limite e inspenção no local de trabalho;
  12. Limite para poeiras minerais;
  13. Agentes químicos;
  14. Agentes biólogicos

Caracterização e Classificação da Insalubridade

Será feita por médico do trabalho ou engenheiro do trabalho, atráves de perícia, que estejam registrados no Ministério público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (171.8 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com