TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança publica

Por:   •  29/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  7.988 Palavras (32 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 32

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

ANTÔNIO DE PÁDUA DUARTE MATOS

SEGURANÇA PÚBLICA EM FORTALEZA

PALHOÇA – SC

2012

ANTÔNIO DE PÁDUA DUARTE MATOS

SEGURANÇA PÚBLICA EM FORTALEZA

Relatório apresentado ao Curso Gestão em Segurança Pública, da Universidade do Sul de Santa Catarina, como requisito parcial à aprovação na disciplina de Estudo de Caso.

Professor Orientador: José Carlos Noronha de Oliveira.

PALHOÇA – SC

2012

ANTÔNIO DE PÁDUA DUARTE MATOS

SEGURANÇA PÚBLICA EM FORTALEZA

Este trabalho de pesquisa na modalidade de Estudo de Caso foi julgado adequado à obtenção do grau de Tecnólogo em Segurança Publica aprovada em sua forma final pelo Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Palhoça,  ____ de ____________de _____.

Prof.  e orientador, José Carlos Noronha de Oliveira, Unisul.

Universidade do Sul de Santa Catarina

AGRADECIMENTOS

Primeiramente a Deus, que foi a força e energia perfeita durante todo o decorrer do meu curso e na elaboração desse trabalho, que nos momentos pelos quais eu me sentia cansado, esgotado e às vezes sem força, chegou até mim, por meio da minha fé, e me aconselhou a não desistir, a ver  que as possibilidades de conquistas surgem a cada momento para quem acredita na vitória e não baixa a cabeça para as vicissitudes da vida. Agradeço também a todos os professores do meu curso, que por meio de conhecimentos excelentes, favoreceram para mim, uma das maiores dádivas da vida, que é a dádiva do aprendizado: um crescimento novo para mim, um saber frutífero, que cooperarão cada vez mais com o meu crescimento, tanto profissional, como pessoal. Não posso deixar de agradecer também aos meus amigos do coração ( Valdez, Jorge Cesar, João Batista, Gilson Carneiro) aos meus pais Raimundo |Rodrigues de Matos e Raimunda Duarte de Matos; todos são responsáveis por cada degrau que tenho subido em minha vida, principalmente meus pais, que me deram a oportunidade de chegar a este planeta e viver, sentir o mecanismo da vida fluir belo, mesmo nos momentos feios de dificuldades.  A todos aqueles, os quais, embora não sejam próximos a mim de alguma forma trabalham em prol da Segurança Pública, seja profissionalmente ou mesmo voluntariamente, buscando uma forma de ajeitar uma vida cercada de tantas violências, de tanto abandonos, de tantas negações a vários direitos. E também aqueles que não mais pertencem a esse plano e tiveram suas vidas ceifadas tão bruscamente à custa da violência, que cotidianamente nos torna prisioneiros do medo.

 Simplesmente, obrigado a todos.


RESUMO

O trabalho apresenta Segurança pública em Fortaleza, enfocando que essa temática não se relaciona somente à polícia, más também, a sociedade, ou seja, segurança nacional, combatendo ou defendendo interesses nacionais em nossas fronteiras, trabalhando com um sistema preventivo, ou seja, a política comunitária, e o principal aspecto preventivo é o sistema educacional, educando desde crianças no combate a esse mal tão enraizado no século XXI, a violência, e segurança pública para dar certo, deve ser preventiva e enfocado pelos sistemas educacionais. A metodologia utilizada será uma pesquisa bibliográfica em relação a Segurança Pública na capital cearense.

Palavras-chave: Fortaleza, Segurança Pública, violência urbana.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        7

2 TEMA        8

3 OBJETIVOS        10

3.1 OBJETIVO GERAL        10

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        10

4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        11

4.1 CAMPOS DE ESTUDO        12

4.2 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS        13

5 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DA REALIDADE OBSERVADA        14

6 PROPOSTA DE SOLUÇÃO DA SITUAÇÃO PROBLEMA        29

6.1 Proposta de melhoria para a realidade estudada        29

6.2 Resultados esperados        30

6.3 Viabilidade da proposta        32

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS        33

REFERÊNCIAS        35

1 INTRODUÇÃO

Atualmente falar em Segurança Pública é aspecto essencial, pois, o tema da violência invadiu o imaginário social. E a discussão da criminalidade violenta, a pobreza e à desigualdade impede um entendimento mais complexo da questão. As proposições sobre a existência de uma cultura da violência e do monopólio legítimo da violência, ambas falsas, terminam por dificultar a compreensão dos diversos conflitos na arena social e política. Um país violento como o Brasil, é necessário que haja políticas públicas eficazes sobre segurança, que possam atuar a nível de prevenção.

Embora, um tema tão escutado diariamente na mídia, mas, que dificilmente vemos solução, no decorrer do trabalho é enfocado propostas a nível de prevenção, e ela consiste em adotar uma segurança pública eficaz a nível da política comunitária, e  já instalada a violência, que é exacerbada na conjuntura brasileira, que educadores possam em sala de aula, trabalhar com a temática, ensinando o valor de práticas não violentas, e sim humanizadas. É necessária uma didática concreta de dissolução destes seus geradores de defeitos, para ensinar ao homem erradicar do interior de si mesmo o germe da ambição e todos os outros eus engendradores de todo tipo de violência. O presente trabalho tem como objeto enfocar a violência urbana  e a se e como objetivo geral: abordar a segurança pública em Fortaleza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.5 Kb)   pdf (353.1 Kb)   docx (58.4 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com