TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário da obra Édipo Rei, de Sófocles

Por:   •  21/4/2015  •  Tese  •  1.243 Palavras (5 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 5

           

             ORIENTAÇÃO PARA O TRABALHO A RESPEITO DA  OBRA “Édipo Rei”, de Sófocles

             Disciplina: Linguagem Jurídica

             Professora: Irene de Lima Freitas

          Caro aluno do 1° período do curso de Direito,

Teremos, neste semestre, um seminário a respeito da obra Édipo Rei, de Sófocles.  Trata-se  de um livro muito interessante, pois a história tem como base um dos mitos mais bonitos, entre os muitos inventados pela genialidade do povo grego: o mito de Édipo. A narrativa de Édipo, além de ter sido encenada pelos maiores atores dramáticos gregos, teve um largo sucesso na história do teatro no Ocidente: o dramaturgo Sêneca, o inglês Shakespeare, o francês Corneille, o norte-americano Eugene O'Neil, apenas para citarmos os maiores, todos se inspiraram no mito de Édipo, a fim de elaborarem peças imortais. Além do Teatro, esse mito influenciou a realização de obras ficcionais do gênero narrativo e lírico. E não somente a literatura, mas também outras artes tiveram sua fonte de inspiração no mito de Édipo: pintura, escultura, cinema.

Todavia, sem dúvida alguma, o que mais contribuiu para a vulgarização desse mito foi o interesse do cientista e pensador austríaco Sigmundo Freud, o pai da psicanálise. Foi ele que transformou o mito em "complexo de Édipo", revolucionando os estudos da psicologia, pela descoberta do pansexualismo e da imensa força do inconsciente no comportamento humano.

Ao longo do tempo, a tragédia Édipo Rei foi objeto de várias interpretações. Entre os temas mais explorados, analisaremos os mais importantes.

ATENÇÃO!

Para Turmas em que foram formadas apenas 10 grupos, o Tema 1 abrangerá  os itens 1 e 1.1, e o Tema 10 abrangerá os itens 10 e 10.1.

Para as turmas em que foram formados 12 grupos, cada item será um tema, observando-se a correta sequência. Confirmar os temas, na sala de aula, para não fazer errado.

1 - Apresentação de Sófocles (vida, obras). Além da biografia, contextualizar a época em que foi escrita a peça. Fazer uma breve caracterização dos personagens, cenário, enredo ou trama. O grupo deverá pesquisar bem esses dados que serão a Introdução da apresentação.

1.1- Uma obra produzida no apogeu da cultura grega, tendo Atenas como berço civilizatório. O grupo deverá pesquisar a respeito do chamado “Século de Péricles” – em que o desenvolvimento da política, das artes e da filosofia propiciou a criação de “Édipo Rei” e outras obras famosas.

2- -Caracterização da obra como gênero literário dramático. O teatro na Grécia Antiga. O grupo deverá pesquisar sobre as origens do gênero dramático e o sentimento religioso do homem primitivo. (A tragédia como representação dos principais mitos divinos e heroicos da cultura do povo grego, cuja função era a de questionar as relações do homem com seus semelhantes). Problemas fundamentais da existência humana, assim como a luta entre o livre arbítrio e a fatalidade do destino, o sofrimento por uma culpa não cometida voluntariamente, o castigo por faltas cometidas por ancestrais. A partir de tal pesquisa, caracterizar a peça Édipo Rei como gênero dramático trágico.

3 - O tema do poder. O grupo deverá analisar a integridade do caráter de Édipo, no início da trama; as transformações que ocorrem em seu comportamento ao sentir-se ameaçado pela perda do poder político e poder religioso; a separação da religião e do Estado; o sentimento de absolutismo de Édipo.

  1. - O tema do destino: o inocente culpado. O grupo deverá analisar a luta inglória da vontade  humana contra os desígnios do destino. A tentativa de fuga do que está designado por uma  força maior. Mas, ironicamente, será a própria tentativa de fuga que levará o homem ao  cumprimento do seu destino. Édipo revela o avesso do que deveria ter sido. Édipo é herói trágico porque é culpado de ter cometido dois crimes hediondos, mas, ao mesmo tempo, é inocente porque não tem consciência disso.
  2. O tema do incesto: interpretação psicanalítica. O grupo deverá pesquisar sobre o  "complexo de Édipo", assunto estudado por Freud, em relação ao impulso mais poderoso no homem: o instinto sexual, que, no nível inconsciente, torna-se "libido", isto é, desejo de  satisfazer os apetites mais baixos, animalescos, os quais se tornam preocupações de ordem  ética. A partir daí, o grupo deverá pesquisar a forma como é tratado o incesto pela nossa  legislação.
  3. O inquérito e a técnica inquisitiva: o homicida que o investigado procura, matara o rei. O grupo deverá analisar a técnica inquisitiva usada por Édipo para encontrar o facínora, o assassino do rei. Mais que homicídio foi cometido o parricídio. A partir daí, o grupo deverá pesquisar a forma como é tratado o crime de parricídio pela nossa legislação.
  4. O tema do infanticídio. O grupo deverá analisar a cena em que o pai Laio, sentindo-se ameaçado pelo nascimento do filho (Édipo), ordena que o menino seja morto. A mãe Jocasta, sentindo pena do recém-nascido, não o mata, mas o entrega a um pastor. A partir daí, o grupo deverá pesquisar a forma como é tratado o crime de infanticídio pela nossa legislação e se o mesmo ocorreu ou não na trama.
  5. A história pouco difere da manchete de um jornal escandaloso da atualidade.  Mas, a notícia, se fosse redigida por um repórter policial comum, não geraria interesse por mais de vinte e quatro horas. O grupo deverá analisar a perenidade da obra e comparar com a efemeridade        das manchetes de jornais, sobre crimes hediondos que ocorrem no dia a dia dos tempos modernos.
  6. O tema catarse:o efeito moral e purificador da tragédia clássica. O grupo deverá analisar o desfecho da história, mas, antes, explicar bem o que é catarse.
  7. -Síntese. Caberá ao grupo fazer uma análise do livro como um todo, destacando os aspectos principais que foram abordados pelos outros grupos.

10.1. Estudiosos, atores e atrizes que pesquisaram ou encenaram ou filmaram ou registraram  Édipo Rei. O grupo deverá preparar (gravar) partes de vídeos (consistentes) mostrando essas modalidades.

Orientações:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (103.3 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com