TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo da Obra "Edipo Rei"

Por:   •  13/9/2016  •  Dissertação  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  1.333 Visualizações

Página 1 de 2

A obra não segue uma cronologia, tendo em vista que já começa com Édipo sendo rei de Tebas e procurando uma solução para a peste que assola a cidade, logo chega Creonte dizendo que para que a peste acabe, o assassino de Laio deve ser punido, porém ainda não se deixa claro muitas coisas sobre a peste, e nem sobre quem era Laio. Tirésias, receoso, faz uma impactante revelação á Édipo, dizendo que ele é o assassino e filho de Laio, assim como é filho de sua esposa, Jocasta. Édipo rejeitava de qualquer jeito essa revelação, acusando os envolvidos de traição, mas após uma conversa com Jocasta e um pouco de reflexão, ele começou a crer na palavra de Tirésias. Jocasta contou a Édipo da profecia que um oráculo fez a Laio, dizendo que o filho que ela teria do Laio, no futuro o mataria e se casaria com ela, a rainha de Tebas também revela que para fugir dessa profecia, mandou um servo matar a criança após nascer. Logo, um mensageiro chega a Tebas relatando que o pai de Édipo faleceu devido a uma doença, mas ele também revela que Pólibo não era seu verdadeiro pai, contando que ele mesmo levou Édipo até Pólibo, já que o mesmo era incapaz de gerar um filho com sua esposa. A descrição feita pelo mensageiro é condizente com como o filho de Laio e Jocasta havia sido deixado para morrer. Édipo foi em busca do servo que o entregou ainda bebê ao mensageiro, e após achá-lo, o mesmo confirma, com receio, que de fato não matou o filho de Laio e ao invés disso o entregou ao mensageiro. Ao ser confirmado tudo o que Édipo mais temia, a rainha, Jocasta, se suicida, já Édipo decide se exilar como punição, já que ele é o assassino de Laio.

Após apresentar os fatos do livro, é fácil perceber que o tempo seguido não é cronológico, uma vez que a história já começa com Édipo tentando encontrar e punir o assassino de Laio, e só depois vai se revelando o passado de Édipo, que é na verdade filho de Laio e Jocasta, portanto, sem saber, Édipo mata seu pai e se casa com sua mãe, exatamente como se dizia na profecia do Oráculo.

Os gregos acreditavam muito no destino e a peça mostra como não se pode escapar dele, revelando que mesmo na tentativa de desviar seu destino, Laio acaba morto por seu próprio filho e Jocasta se casa com o mesmo. O mesmo pode se dizer de Édipo que ao saber da profecia ele se distancia de Políbio e Mérope, que são as pessoas que ele acreditava que eram seus pais, de modo que ao fugir ele completa se destino ao matar Laio e casar-se com Jocasta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com