TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sicko : SOS SAÚDE

Por:   •  25/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 3

O documentário “Sicko – S.O.S Saúde”, produzido em 2007 pelo cineasta Michael Moore, busca retratar de forma precisa o funcionamento do sistema de saúde dos Estados Unidos, mostrando a situação de cerca de 50 milhões de Americanos que não possuem assistência à saúde e dos outros 250 milhões que possuem um plano, porém esbarram em uma série de restrições impostas pelas empresas de planos de saúde - que possuem total controle sobre esse sistema no país - a fim de que não consigam realizar o tratamento de sua doença.

A fim de solucionar tal problema, chegou a ser proposto um programa de universalização da saúde, o qual proporcionaria uma melhor atenção a todos os habitantes dos Estados Unidos. Porém, tal projeto não foi bem aceito pelos parlamentares devido a uma certa pressão das empresas de planos de saúde, que argumentaram que a medicina estaria se tornando socializada, tornando piores as condições de trabalho da equipe médica e a qualidade do tratamento dado aos seus pacientes.

Michael Moore visitou outros países em seu documentário, com o intuito de mostrar a deficiência do sistema de saúde Americano e que os planos de saúde e até mesmo a indústria farmacêutica têm uma postura que visa apenas ao lucro. Os países mostrados pelo cineasta possuem um sistema de saúde unificado, em que o governo supre todas as despesas de saúde de seus habitantes, desde um procedimento simples até um mais complexo, o que não ocorre nos Estados Unidos.

O documentário mostra também a dificuldade de acesso à saúde imposta pelo próprio governo aos “heróis americanos” que trabalharam no resgate das vítimas do ataque terrorista ao World Trade Center, em 2001, os quais acumularam sérios problemas de saúde - como doenças respiratórias, principalmente - impondo grande burocracia a fim de que essas pessoas não conseguissem tratar suas enfermidades.

Ao fim do documentário, podemos notar a real necessidade de um sistema de saúde que contemple a todos os seus habitantes (não apenas nos Estados Unidos), pois de tal modo as pessoas terão melhores condições de vida através de uma assistência à saúde feita de modo humanizado.

Fontes e técnicas de pesquisa utilizadas:

A fonte é secundária, pois o criador do filme utilizou-se do depoimento de terceiros para que pudesse obter informações necessárias para a composição do filme. Foi utilizado como técnica de pesquisa a observação direta pois existiu um contato direto com o objeto de estudo. O produtor registrou por meio de vídeo, depoimentos de diversas pessoas que sofreram perdas e danos de empresas de plano de saúde, registrou também depoimentos de canadenses e franceses que falavam sobre a diferença entre os sistemas de saúde dos países, onde também era relatado o elevado preço cobrado pela assistência, se esta fosse recebida. Outra técnica de pesquisa explicita foi a entrevista em que as respostas dos entrevistados foram analisadas para que remetessem ao assunto necessário, onde houve um roteiro de perguntas e chegou-se aos dados de estatísticas exibidas.

Comparações entre EUA e Brasil:

O sistema de saúde nos Estados Unidos da América é diferente do sistema brasileiros, que conta com atendimento público e universal do Sistema Único de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (35.3 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com