TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistematização Teoria da Destruição Criativa

Por:   •  29/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

EMPREENDEDORISMO

Turma B - 0723 - Virtual - Ini:24/07/2023

Prof. Jefferson Dalamura

SISTEMATIZAÇÃO

Aluno(a) : Maria da Conceição Meneses Tavares

RA: 72300820

Pergunta Motivadora: Tendo por base a Teoria da Destruição Criativa, de Joseph Schumpeter, como você analisa o impacto do processo de inovação decorrente da chamada Inteligência Artificial na educação e na formação profissional das pessoas? Uma oportunidade ou uma ameaça? Quais riscos devem ser considerados? Como fica a questão do plágio e dos direitos autorais? Como mitigar os óbices e maximizar as vantagens desse processo?

Resumo da Teoria da Destruição Criativa de Joseph Schumpeter:

Joseph Schumpeter introduziu a teoria da destruição criativa para explicar o processo de desenvolvimento econômico e inovação. Ele argumentou que o crescimento a longo prazo é impulsionado por ciclos de destruição e criação, nos quais a inovação tecnológica e o empreendedorismo disruptivo desempenham um papel fundamental. A destruição criativa ocorre quando novas tecnologias, produtos ou processos substituem os antigos, gerando mudanças na economia e na sociedade.

Definição de Inteligência Artificial (IA):

Inteligência Artificial é uma área da ciência da computação que se concentra no desenvolvimento de sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente exigem inteligência humana. Esses sistemas são projetados para simular capacidades como raciocínio, aprendizado, percepção, compreensão, solução de problemas e tomada de decisões autônomas. A IA utiliza algoritmos e modelos matemáticos complexos para processar grandes quantidades de dados e aprimorar seu desempenho ao longo do tempo.

Análise do impacto da IA na educação e formação profissional:

A introdução da IA na educação e formação profissional apresenta tanto oportunidades quanto desafios. Por um lado, a IA pode melhorar a eficiência, a acessibilidade e a personalização da educação. Chatbots educacionais baseados em IA podem fornecer respostas imediatas a perguntas dos alunos, adaptar o conteúdo de ensino de acordo com as necessidades individuais e acompanhar o progresso dos alunos de maneira mais precisa.

Além disso, a IA pode fornecer recursos de aprendizagem avançados, como tutoriais interativos, simulações virtuais e jogos educacionais, que tornam a aprendizagem mais envolvente e eficaz. A IA também pode auxiliar na identificação de lacunas de conhecimento e no desenvolvimento de planos de estudo personalizados para melhor atender às necessidades de cada aluno.

No entanto, também existem riscos e desafios a serem considerados. Um dos principais desafios é a substituição de certos papéis tradicionais na educação. Professores podem temer que a IA possa substituí-los, tornando-os obsoletos. É importante enfatizar que a IA deve ser vista como uma ferramenta complementar e não como um substituto para os professores. O papel dos professores se tornará ainda mais importante, pois eles serão responsáveis por orientar os alunos na interpretação e aplicação dos conhecimentos adquiridos através da IA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (103.7 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com