TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese Constituição Brasileira

Por:   •  15/4/2016  •  Resenha  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade Dom Pedro Secundo

Aluno:         Junior Danilo Feistauer                Professora:         Regiane Ferrato

Curso:                Administração                        Semestre:         Primeiro

Turno:         Noturno                                Data:                 10 de abril de 2016

A Constituição brasileira e um aglomerado de leis e diretos da sua população, preservando o patrimônio cultural, informando os órgãos do poder e suas competências, estabelecendo a forma de governo, com clareza e precisão, com base em liberdade, igualdade e fraternidade.

Com a independência de Portugal, a Constituição defendeu a monarquia dando poderes absolutos para o rei, e adota a religião católica com oficial. Após a proclamação da república, foi instituído o presidencialismo de quatro anos, o voto não secreto e não obrigatório, menos mulheres, analfabetos e menores de 21 anos. Entre as décadas de 1930 e 1950 houveram muitas mudanças, a revolução derrubou o então presidente, mulheres ganhariam direito a o voto e maiores de 18 anos agora secreto, passa a ter um governo mais nacionalista e autoritário com poderes totais. A nova reforma de 1946, retorna o parlamentarista, votos secretos e opcional a menores de 16 anos, acabando a censura, e adota-se o vice-presidente, há um grande avanço com à abertura de fronteiras internacional e a entrada de eletrodomésticos, a criação do Distrito Federal e Brasília. Em 1964 o golpe militar suspendeu a Constituição de 1946, os presidentes seriam militares devido a política de segurança nacional. No ano de 1985, um novo presidente civil e eleito, vindo a falecer, o vice nomeia Ulisses Guimaraes como redator da nova Constituição que rege até hoje, defendendo a democracia. Seguindo as mesmas bases do direito que é a origem, e as fontes sociais, históricas, reais, materiais e também formais, ajudou na nova carta dando os embasamentos e critérios para sua redação.

Concluímos a análise da nossa constituição, notando que o Brasil já havia passado por uma liberdade política e um grande avanço, mais alguns temendo a ordem e talvez se fazendo do seu grau de poder para atender anseios de poucos, retiraram da população os seus direitos com atos ou golpes, fazendo opressões a opositores, fechando as fronteiras, e assim causando o retrocesso nacional, devido a forma de política fechada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com