TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese sobre O Príncipe de Maquiavel e da Política Brasileira

Por:   •  10/5/2015  •  Artigo  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 3

Síntese sobre O Príncipe de Maquiavel e da Política Brasileira

Aluna: Ana Claudia da Cunha Lopes. DIREITO 1/2013

Nicolau Maquiavel foi um importante historiador, diplomata, filósofo, estadista e político italiano da época do Renascimento. Natural de Florença, nascido em 3 de maio de 1469 e faleceu 21 de junho de 1527.

O Príncipe, livro escrito por Maquiavel, é o livro de cabeceira de importantes políticos e homens de poder. O livro foi lançado 1513, no qual orienta os governantes como governar e manter o poder, além de qualquer empecilho, como manter o governo da forma mais eficiente possível. O livro tornou-se como um guia para grandes políticos.

Na obra, Maquiavel mostra que apenas através da virtú um príncipe pode vencer a instabilidade da fortuna e assim conservar seu estado.

O termo “Maquiavélico” surgiu através das idéias a qual ele defendeu neste livro, para pessoas que praticam atos desleais para obter vantagens através de manipulações e outros métodos. O qual se diz ter sido atribuído injustamente, pois Maquiavel sempre defendeu ética na política.

A política de Maquiavel é relativamente parecida com a política de hoje. Como está no 4º e 5º ponto, para Maquiavel, para se manter no poder é importante que o governante seja temido em vez de amado pelo seu povo pois o amor é muito mais frágil que o temor. O governo que é temido, pode usar da autoridade para manter seus preceitos. “Um príncipe não deve, portanto, importar-se por ser considerado cruel se isso for necessário para manter os seus súditos unidos e com fé. Com raras exceções, um príncipe tido como cruel é mais piedoso do que os que por muita clemência deixam acontecer desordens que podem resultar em assassinatos e rapinagem, porque essas consequências prejudicam todo um povo, ao passo que as execuções que provêm desse príncipe ofendem apenas alguns indivíduos” (MAQUIAVEL, 2002, p. 208)

“Os fins justificam os meios”.  Sem entrar em vigor, a coerência, a ética, a decência e a moralidade, mas Maquiavel não era imoral, porém coloca a ação política em primeiro plano, como uma área de ação autônoma, levando um rompimento com a moral social.

Porém, o livro de Maquiavel é usado erroneamente, os eleitores que deveriam ler o livro, para saber como age um político, seus preceitos, e artimanhas. Não pelos políticos, para aprender à como se manter no poder, acima de tudo e todos.

Grande exemplo de fato brasileiro através do pensamento usado erroneamente de Maquiavel, é o caso do mensalão, que esteve impune tantos anos, e ainda assim elegeu um presidente da mesma bancada, através disso, vê-se como os políticos conseguem por tempos manipular os eleitores e ficar impune.

E o mensalão, foi apenas o início, pois o atraso nas obras da copa é apenas uma forma de viabilizar as obras emergências sem licitações, e desta forma, roubar novamente o povo brasileiro, sem o mesmo perceber, e assim como Maquiavel destacou, que apenas a fortuna e o poder importavam.

Frases de enfoque de Maquiavel:

“Todos vêem o que pareces, poucos percebem o que és.”

“O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que têm à sua volta.”

“Nunca foi sensata a decisão de causar desespero nos homens, pois quem não espera o bem não teme o mal.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (91.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com