TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TAREFA 3 - LEGISLAÇÃO

Por:   •  5/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.736 Palavras (7 Páginas)  •  1.064 Visualizações

Página 1 de 7

1 - (Baseado em caso real) Mário foi designado pela firma Limpa Rocha Ltda a participar de um curso de aperfeiçoamento profissional pago pela firma numa cidade a 250 km de sua casa, obrigando-o a dormir na cidade. O curso teria a duração de 05 dias, começando na segunda feira e terminando na sexta feira. Na terça feira a noite saiu com colegas de curso para um happy hour. Ao sair do happy hour Mário foi atropelado, tendo sido internado com lesões que o impedem de trabalhar por pelo menos 45 dias. Foi acidente de trabalho? Justifique.

Escolha uma:

[pic 1]A. NÃO FOI ACIDENTE. Pois Mário estava fora do ambiente de trabalho, não pode a empresa ser penalizada pelo que o Mário faz em sua vida privada.

[pic 2]B. NÃO FOI ACIDENTE. Mário estava em um bar bebendo, assim a empresa não pode ser responsabilizada pelo que o Mario, faz fora do horário de serviço.

[pic 3]C. FOI ACIDENTE. Pois ao mandar Mário para fazer um curso de aperfeiçoamento a empresa tirou Mário do convívio familiar, sendo responsável pela sua segurança 24 horas por dia independentemente de onde ele estiver. [pic 4]

[pic 5]D. NÃO FOI ACIDENTE.  Pois não dá para caracterizar acidente de trajeto pois a mesmo saia de um happy hour, fora do horário que a jurisprudência protege o trabalhador.

2 - (Baseado em caso real) Juliana é assessora parlamentar do Deputado Ademir de Quinhentos, com o objetivo de melhorar a decoração do ambiente, já que o deputado recentemente ganhou na justiça seu mandato de volta, resolveu colocar móveis novos. João e Pedro funcionários dos Móveis Dureza ficaram encarregados de colocar no gabinete os móveis adquiridos. João e Pedro estavam tendo dificuldades de colocar uma mesa de reunião grande no gabinete. Juliana por inciativa própria, e com o desejo de arrumar logo o gabinete, foi ajudar João e Pedro; ao fazer um movimento a mesa perde o equilíbrio e cai, quebrando o pé de João e travando a coluna de Juliana. Foi acidente de trabalho? Justifique.

Escolha uma:

[pic 6]A. Para João e Juliana FOI ACIDENTE de trabalho. O João trabalha para a empresa e ao fazer o serviço contratado sofreu um acidente considerado típico e Juliana por ajuda-lo também sofreu um acidente típico.

[pic 7]B. Para João e Juliana FOI ACIDENTE de trabalho. O João trabalha para a empresa e ao fazer o serviço contratado sofreu um acidente considerado típico e Juliana mesmo não sendo funcionária da empresa também sofreu um acidente de trabalho, mas pelo gabinete, pois estava ajudando o patrão -  sofreu um acidente típico.

[pic 8]C. NÃO FOI ACIDENTE de trabalho, pois como João deixou a Juliana se intrometer no seu trabalho e está intromissão é que causou o ocorrido (acidente), a empresa e nem o deputado podem ser imputados pela negligencia dos dois funcionários.

[pic 9]D. Para João FOI ACIDENTE de trabalho, pois teve relação direta com o fato e era sua a responsabilidade de montar os móveis. Já para Juliana FOI ACIDENTE NO TRABALHO, isto é apesar de ter sofrido um acidente o mesmo não tinha relação com o seu trabalho para o qual foi contratada, fazendo jus a um auxilio doença. [pic 10]

3 - Fernanda trabalhava em uma empresa de processamento de extratos vegetais. Foi indicada para montar uma unidade laboratorial da empresa numa área endêmica de malária, e lá passou a constituir residência. Após dois meses na nova unidade, Fernanda foi acometida de malária. Foi acidente de trabalho? Justifique.

Escolha uma:

[pic 11]A. NÃO ACIDENTE de trabalho, pois o que a Fernanda sofreu foi uma doença do trabalho ou ocupacional.

[pic 12]B. FOI ACIDENTE de trabalho (doença do trabalho). Fernanda foi montar a unidade da empresa e neste local adquiriu uma doença. Doença esta que não adquiriria se estive na sua lotação de origem.

[pic 13]C. FOI ACIDENTE de trabalho. A empresa deveria promover toda a segurança ocupacional da Fernanda uma vez que a empresa sabia que a área tinha malária.

[pic 14]D. NÃO É ACIDENTE DE TRABALHO, pois se trata de uma doença endêmica e a Fernanda passou a ser moradora da região. [pic 15]

4 - (Baseado em caso real) Antônio é garçom do Bar e Restaurante Bom Sabor, e trabalha no período noturno, e paga o ônibus todos os dias as duas horas da manhã. No último final de semana Antônio depois de um serviço muito pesado, pegou o ônibus, mas estava muito cansado e perdeu sua parada, descendo na parada seguinte a sua. Ao se dirigir para casa, reclamando que além de cansado teria de andar mais, ele é surpreendido por uma bala perdida que atinge sua perna, que provocou perda parcial de sua capacidade de locomoção (movimento das Pernas). Foi acidente de trabalho? Justifique. 

Escolha uma:

[pic 16]A. NÃO É ACIDENTE DE TRABALHO, pois para se caracterizar acidente de trajeto o mesmo deve considerar a habitualidade e a permanência com relação ao trajeto, e João fez trajeto diferenciado no dia do acidente.  Fará jus tão somente a um auxilio doença. [pic 17]

[pic 18]B. NÃO FOI ACIDENTE de trabalho, o que Antônio sofreu foi um acidente de trajeto, que tem consequências previdenciárias e direitos diferentes para o Antônio que um acidente de trabalho.

[pic 19]C. FOI ACIDENTE de trabalho, pois Antônio estava no período de proteção dada pela jurisprudência de 2 horas antes e duas horas depois do percurso casa trabalho e trabalho casa.

[pic 20]D. FOI ACIDENTE de trabalho (acidente de trajeto). Antônio estava cansado pois teve um dia extenuante em função de ter poucos funcionários para dar conta do serviço e o cansaço justifica a perda do ponto e garante a manutenção do direito ao registro do acidente de trabalho.

5 - (Baseado em caso real) Antônio é garçom do Bar e Restaurante Bom Sabor, e trabalha no período noturno, e paga o ônibus todos os dias as duas horas da manhã. No último final de semana Antônio depois de um serviço muito pesado, pegou o ônibus, mas estava muito cansado e perdeu sua parada, descendo na parada seguinte a sua. Ao se dirigir para casa, reclamando que além de cansado teria de andar mais, ele é surpreendido por uma bala perdida que atinge sua perna, que provocou perda parcial de sua capacidade de locomoção (movimento das Pernas). Foi acidente de trabalho? Justifique. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (105.8 Kb)   docx (340.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com