TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - Aplicaçaõ do CDC aos Contratos Bancários

Por:   •  3/11/2015  •  Monografia  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]                         UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL      [pic 2]

FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

NÚCLEO DE PESQUISAS E ESTUDOS EM CONTABILIDADE

Curso de Especialização em Controladoria de Gestão

Resumo do Trabalho de Conclusão de Curso

Rodrigo Krigger

        Com a economia brasileira em recessão técnica e grandes variações de moeda, para que uma empresa tenha uma posição diferenciada no mercado são necessários processos bem estruturados e rapidamente adaptáveis, possibilitando dar reportes financeiros e não financeiros que integrem todas as áreas da empresa, e que sejam atualizados e objetivos.

A área de controladoria, neste ambiente, deve integrar todos os setores da empresa, pois é ela quem recebe, consolida e transforma dados em informações. Relatórios contábeis como DRE (demonstração do resultado do exercício), DFC (demonstração do fluxo de caixa) e BP (balanço patrimonial) devem estar atualizados e ser complementados por indicadores que meçam e avaliem, com períodos comparativos em relação à própria empresa, metas que irão contribuir em um objetivo maior definido em planejamento estratégico e comparativo dos resultados destes indicadores com outras empresas do ramo ou posição da cadeia produtiva. Como consequência, a controladoria deve gerir correções e alterações necessárias para melhores resultados.

Ainda, a controladoria tem por responsabilidade o acompanhamento de atividades chaves na empresa, tais como: contábil, custos, tributário, controle de ativos, controle de riscos, gestão da informação. Tendo em vista, faz-se necessário profissionais com conhecimentos multidisciplinares, sendo capaz de trabalhar com finanças, planejamento estratégico, controle de processos, sistemas de gestão, informática e ferramentas e, dependendo do setor, outros idiomas. Como perfil, profissionais de controladoria devem pautar-se por ter iniciativa, boa comunicação, poder de síntese, visão, imparcialidade, persuasão, forte liderança e ética.

Com base nisto, o presente trabalho irá abordar a estruturação do setor de controladoria em uma distribuidora e apresentar resultados deste estudo de caso. Para tanto, serão feitas revisões bibliográficas que serão aplicadas ao estudo de caso. Por fim, serão levantados pontos de oportunidade de desenvolvimento do setor e reformulações necessárias que possam melhorar os processos, relatórios e resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (34.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com