TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA (TAC) NOS DELITOS NÃO INSERIDOS NO PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL E A INSEGURANÇA JURÍDICA

Por:   •  30/4/2021  •  Resenha  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2

TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA (TAC) NOS DELITOS NÃO INSERIDOS NO PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL E A INSEGURANÇA JURÍDICA

O Termo de Ajustamento de Conduta é um acordo celebrado entre o Ministério Público, o órgão ambiental e o infrator, com a finalidade de reparar o dano causado ou mesmo adequar a pessoa autuada às normas ambientais, a assinatura do TAC pode ocorrer nos autos do inquérito civil público ou fora dele.

Ocorre que o Parquet tem, por vezes, se utilizado do próprio Termo de Ajuste assinado para oferecer denúncia criminal, postulando a condenação do empresário, argumentando ser ação penal indisponível e o TAC uma inegável confissão da prática do crime objeto do acordo administrativo.

Em decorrência disso, no que se refere ao art. 59. da Lei n. 12.651/2012 , que prevê que os entes federativos deverão implantar Programas de Regularização Ambiental (PRAs) de posses e propriedades rurais, foi aprovado pelo Congresso Nacional Brasileiro, o art. 60 , que estipula que a assinatura de termo de compromisso para regularização destes perante o órgão ambiental competente, suspende a punibilidade dos crimes a qual o acordo está vinculado.

Nada obstante, há uma lacuna legislativa em relação à extinção da punibilidade no que diz respeito aos ilícitos não inseridos nos PRAs, assim, afigura-se necessário que pelos princípios da equidade e da analogia in bonam partem, que o mesmo tratamento seja dado aos demais delitos ambientais, sendo errado privilegiar-se um determinado grupo de pessoas e não aplicar as mesmas regras a outros.

Outra forma de proteger o pactuante, seria a inserção de uma cláusula que dispusesse que o acordo não importa confissão, todavia, os agentes do Ministério Público se recusam a inseri-la.

Ou seja, o sujeito celebra o acordo, premido por circunstâncias emergenciais do momento, inclusive para não ter sua atividade paralisada naquele instante, cumpre o TAC, sendo logo depois criminalmente processado e condenado com base na admissão de culpa implícita à celebração do acordo, o que se afigura algo absolutamente imoral.

Daí, não só a possibilidade, mas a necessidade ética de se ampliar a causa de extinção da punibilidade, a fim de se permitir a analogia in bonam partem para os demais casos em que há celebração do TAC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com