TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

THOMAS HOBBES

Por:   •  30/9/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 2

THOMAS HOBBES

 “A natureza fez os homens tão iguais quanto à faculdade do corpo e espírito”. (HOBBES, 1999, p. 107)

O homem foi criado de forma igualitária, onde se considera que o corpo e espirito foram concedidos de forma igual a todos, e por mais que um corpo aparente ser mais forte ou mais fraco que a outro, no conjunto não há motivos suficientes para considerar esta diferença, sendo que na guerra, o mais fraco pode ceifar a vida do mais forte e contrário também se faz, porém pela presença da vaidade pensam ser diferentes entre si em sabedoria, por mais que reconheçam outros dotes no seu semelhante não acreditam que possam existir outros com maior sabedoria que a sua.

 “Quanto à esperança de atingirmos nossos fins” (HOBBES,1999, p. 108).

Quando duas pessoas desejam a mesma coisa ao mesmo tempo, visto que o gozo não é possível para ambos, tornam-se inimigos, aflorando seu estado de natureza.

O estado de natureza é o modo de ser que caracteriza o homem antes de seu ingresso no estado social, no estado de natureza a utilidade é a medida do direito. Isso significa que, levado por suas paixões, o homem precisa conquistar o bem, ou seja, as comodidades da vida, aquilo que resulta em prazer (HOBBES, 1999 p.13).

Definido pela forma de ser, o estado e a situação em que o indivíduo se comporta em relação aos outros seres com quem convive, sendo a forma natural advinda da natureza sem intervenção humana segue a lógica, o inato, sem artificio, é espontânea, denominado antes da existência de uma sociedade civil como uma filosofia de vida pautada na liberdade, onde todos podem viver sem limites, regras, ou qualquer dominação, todos tem direito a tudo, fazendo juízo de valor de acordo com o que lhe convém é egoísta, vive guiado pela razão e busca sempre o poder.

“Por causa de alguns que, comprazendo-se em contemplar seu próprio poder nos atos de conquistas, levam estes mais longe do que sua segurança exige”. (HOBBES, 1999, p. 108)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com