TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE ARGUMENTO REDAÇÃO INSTRUMENTAL

Por:   •  22/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 3

Tipos de argumentos

 Argumento de causa e efeito: Relaciona conceitos de causalidade e efeito com o objetivo de evidenciar as consequências imediatas de determinado ato praticado pelas partes. Vínculo causal entre dois acontecimentos, fundamentando as consequências.

Exemplo: Já que a vítima não possui automóvel e trabalha até tarde como vendedora em um shopping há meia hora de casa, não poderia ela deixar de passar pelo centro, que apesar de perigoso e movimentado, é caminho obrigatório para sua casa.

 Argumento de concessão: Tenta prever o raciocínio e os argumentos utilizados pela parte adversária é um esforço cognitivo muito útil. Ao mesmo tempo em que o orador argumenta a seu próprio favor, também se mostra pleno de razoabilidade ao considerar a forma de compreender os fatos da parte adversária. Além disso, ele ainda aponta o ‘’erro’’ do raciocínio alheio. A concessão opera o mesmo movimento argumentativo, mas não se estabelece de forma aberta e franca como oposição. Segundo Ducrot, ‘’(...) assinalando objeções a sua própria tese, dá-se uma aparência de objetividade. O indivíduo apresenta-se como sendo capaz de considerar outros pontos de vista que não o seu; valoriza a opinião do outro e essa valorização parece um esforço de clarividência, de honestidade e não de propósito’’.

Exemplo: Embora seja obrigação do condutor de um veículo socorrer as vítimas de um acidente de trânsito, o motorista que deixou de parar para socorrer os feridos não praticou omissão de socorro, porque a lei não pode exigir de alguém que ponha sua própria vida ou sua integridade física em risco para socorrer a outrem.  Argumento de autoridade: A conclusão se sustenta pela citação de uma fonte confiável, que pode ser um especialista no assunto ou pode ser dados de instituição de pesquisa, uma frase dita por alguém, líder ou político, algum artista famoso ou algum pensador, enfim, uma autoridade no assunto abordado. A citação pode auxiliar e deixar a tese consistente.

Exemplo: O cinema nacional conquistou nos últimos anos qualidade e faturamento nunca vistos antes. ‘’ Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça’’ famosa frase do diretor Glauber Rocha, virou uma fórmula eficiente para explicar os R$ 130 milhões que o cinema brasileiro faturou no ano passado. ( Adaptado de Época, 14/04/04).

 Argumento de prova: é aquele que explora a prova testemunhal, e é tão mais persuasivo quanto maior for a credibilidade e isenção de interesses do testemunho prestado. É o uso de cifras, estatísticas, dados históricos, entre outros, que comprovem a tese defendida.

Exemplo: Segundo consta no laudo do IML, a causa da morte do indivíduo foi uma infecção generalizada seguido de ataque cardíaco.

 Argumento de senso comum: é aquele que invoca um princípio genérico, aquele que consiste no aproveitamento de uma afirmação que goza de consenso, que está amplamente difundida na sociedade.

Exemplo: A sociedade brasileira sofre com a violência cotidiana em diversos níveis e não tolera mais essa prática. Certamente a violência é o pior recurso para a solução de qualquer tipo de conflito. Uma pessoa sensata poderá, dialoga ou se afasta de situações que podem desencadear embates violentos. Não foi essa a opção de Anísio. Preferiu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com