TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE PARTICIPAÇÃO INDIVIDUAL

Por:   •  19/6/2022  •  Relatório de pesquisa  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]        [pic 2]

[pic 3]

TRABALHO DE PARTICIPAÇÃO INDIVIDUAL

Matriz

Disciplina: Compliance

Turma:

Nome:

ROL escolhida:

Resenha crítica sobre a reunião On-line

Para fazer este Trabalho de Participação Individual, você deverá escolher uma das três primeiras reuniões on-line realizadas na disciplina e elaborar uma resenha crítica de até duas páginas, contemplando:

  • o entendimento do conteúdo abordado na ROL, fazendo uma análise crítica e apresentando exemplos, relatos ou experiências, e conhecimentos próprios relacionados à temática da reunião.

Atenção: uma resenha crítica é um trabalho que possui característica analítica e interpretativa, ou seja, é muito mais do que um resumo e, por isso, deve trazer ideias e referências complementares.

ROL 2: SISTEMAS DE GESTÃO DE COMPLIANCE E ANTISSUBORNO

Na reunião do dia 05/05/2022, quinta-feira, guiada pela professora Carla Blanco foi abordado e discutido os sistemas de gestão de compliance e antissuborno, não só no Brasil como no mundo.

O sistema de gestão de compliance e antissuborno não pode ser um sistema apenas escrito e sim tem que ser efetivo, buscando uma melhoria contínua – através de acompanhamento, monitoramento. Sendo uma boa base de para guiar nesse sistema à observação e cumprimento da ISO 19600, ISO que estabelece as diretrizes do sistema de gestão de compliance, além do manual de integridade da CGU - devendo um bom sistema cumprir os seguintes mecanismos: planejar, agir, fazer e checar. O sistema de compliance vem se modernizando para atender e acompanhar as mudanças sociais e jurídicas, mas para se tornar efetivo deve se ter o apoio da alta gestão.

[pic 4]

1

[pic 5]        [pic 6]

[pic 7]

No Brasil o tema ganhou maior visibilidade com os escândalos recentes dos esquemas, destacando-se o caso JBS e Odebrecht. Através desses escândalos podemos notar a necessidade de ter um sistema efetivo e que à alta direção seja exemplo nesse cumprimento. O nível do sistema de compliance pode e na minha opinião deve aumentar as exigências em razão da natureza das atividade da empresa e do nível de interação com entes públicos.[pic 8]

No mundo há diversas legislação sobre compliance em que algumas dessas empresas estrangeiras exigem que seus parceiros de negócios cumpram mesmo estando em outro território, destaco a exigência do cumprimento da Lei Foreign Corrupt Practices Act (FCPA) - Lei Americana Contra as Práticas de Corrupção, e UK Bribery Act (UKBA)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (143.5 Kb)   docx (764.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com