TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE SOCIOLOGIA - Direitos Humanos no Brasil

Por:   •  15/12/2016  •  Resenha  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  1.278 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS – UNIPAC[pic 1]

TRABALHO DE SOCIOLOGIA
Direitos Humanos no Brasil

        

Teófilo Otoni – MG

Dezembro/2016

FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS – UNIPAC[pic 2]

TRABALHO DE SOCIOLOGIA
Direitos Humanos no Brasil

Prof.(a) Sandra Sofia

Nome do aluno: Rhandell Barbosa Nunes 

Código de Matrícula:

Teófilo Otoni – MG

Dezembro/2016

Direito humano é algo que você tem por direito por ser humano baseado no principio de respeito em relação ao individuo. Um Direito Universal. Mas nem sempre foi assim. Houve um longo tempo para chegarmos aos direitos que hoje são garantidos e assegurados pelas Nações Unidas.

A história dos Direitos Humanos no Brasil está vinculada, de forma direta, com a história das constituições brasileiras. Segundo a declaração dos direitos humanos, fazem parte todo um conjunto de direitos fundamentais, os quais todos os seres humanos, de todos os povos e nações, devem usufruir pelo simples fato de existirem, independentemente de sua classe social, etnia, gênero, nacionalidade ou posicionamento político. São direitos tidos como universais, aplicáveis a todos os homens e mulheres do planeta, sem nenhuma distinção.

Este é o primeiro grande problema de trabalhar com direitos humanos: esta compreensão da existência de uma igualdade fundamental, enquanto sujeitos de direitos. De fato, poucos direitos no Brasil são universalizados, não sabemos muito bem o que pensar sobre os direitos. A isso se agrega que o Brasil parece ser um país com uma história de horror à igualdade.  Essa luta pela igualdade, pelos direitos, aqui convive com séculos de tradição de intolerância, com uma tradição de resolução violenta de conflitos.

A Declaração garantia, por exemplo, que distinções sociais só poderiam ter fundamento na utilidade comum e colocava os direitos à liberdade, propriedade, segurança e resistência à opressão como “naturais e imprescritíveis” a todos. Porém o que se vê hoje é contrario, o Brasil passa por alguns problemas relacionados aos Direitos Humanos dentre eles o alto índice de violência e homicídios no país. São cerca de 50 mil por ano, e as principais vítimas são jovens negros e pobres. Também existe problemática do trabalho infantil, com a falta de políticas públicas aplicadas ao desenvolvimento sócio econômico-cultural da sociedade brasileira, à exclusão, esquecimento, e de criação de metodologias ineficazes de aplicabilidade emergencial de assistência.

O Brasil tem sérios desafios pela frente para garantir o respeito aos direitos humanos. Porem existe alguns avanços no Brasil, desde os Planos Nacionais de Direitos Humanos, Planos de Educação em Direitos Humanos.

Ocultar o que acontece não fará com que tenhamos uma sociedade mais justa. Os direitos humanos são históricos, o que quer dizer que mudam através do tempo, respondendo as necessidades e circunstâncias específicas de cada momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (71.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com