TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOBRE FALÊNCIA E RECUPERAÇÃO JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL DE EMPRESAS. LEI N° 11.101/2005, COM A INTERPRETAÇÃO DOS ARTIGOS 70 A 82

Por:   •  16/10/2016  •  Ensaio  •  3.780 Palavras (16 Páginas)  •  1.110 Visualizações

Página 1 de 16

         UNIVERSIDADE DE ITAÚNA        [pic 1]

DIREITO CIVIL IV

Aguinaldo Elias da Costa

Ariane Cássia Alves Miranda

Lorena Ferreira

Luiza Lara Marçal

Renata Pereira Dias

TRABALHO SOBRE FALÊNCIA E RECUPERAÇÃO JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL DE EMPRESAS. LEI N° 11.101/2005, COM A INTERPRETAÇÃO DOS ARTIGOS 70 A 82

        Itaúna        

2016

Aguinaldo Elias da Costa[pic 2]

Ariane Cássia Alves Miranda

Lorena Ferreira

Luiza Lara Marçal

        Renata Pereira Dias        

TRABALHO SOBRE FALÊNCIA E RECUPERAÇÃO JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL DE EMPRESAS. LEI N° 11.101/2005, COM A INTERPRETAÇÃO DOS ARTIGOS 70 A 82

Trabalho elaborado como requisito para 2ª avaliação da disciplina de Direito Civil IV do 6º período da Faculdade de Direito da Fundação Universidade de Itaúna.

Orientador: Prof. Dr. Baltazar

Itaúna

2016

EPÍGRAFE[pic 3]

        

“A força do direito deve superar o direito da força”

 (Rui Barbosa)

SUMÁRIO[pic 4]

                                                       

1.        INTRODUÇÃO        

2.        DESENVOLVIMENTO        

2.1        Do plano de recuperação judicial para microempresas e empresas de pequeno porte.        

2.1.1     Comentários dos artigos 70 a 72        

2.2        Da convolação da recuperação judicial em falência.        

2.2.1     Comentários dos artigos 73 e 74        

2.3        Falência propriamente dita.        

2.3.1     Comentários dos artigos 75 a 82        

3.        CONCLUSÃO        

4.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho elaborado tem por finalidade abordar alguns temas específicos no que abrange a Falência e a Recuperação Judicial e Extrajudicial de Empresas, o assunto é bastante amplo, podendo ser discutido e conceituado de várias formas por renomados autores.

A falência pode ser vista no aspecto econômico e no aspecto jurídico, será, portanto, objeto de desenvolvimento do trabalho a Falência no aspecto jurídico. Segundo o conceito do ilustre ex comercialista brasileiro e doutrinador Rubens Requião A falência é, em nosso entender, a solução judicial da situação jurídica do devedor-comerciante que não paga no vencimento obrigação líquida. (RUBENS REQUIÃO)

A Lei nº 11.101, de 09 de fevereiro 2005, disciplina sobre a recuperação judicial, extrajudicial e ainda sobre a falência. A recuperação judicial e a extrajudicial tem o objetivo de preservar a atividade empresarial e evitar a falência, com base no princípio da preservação da empresa.

Como dito, no que tange a Lei de Falência e Recuperação Judicial e Extrajudicial, não esgotando a temática, porém restringindo-a no que será relevante para o estudo. Será tratado brevemente no desenvolvimento, respectivamente os seguintes temas e suas particularidades; Do plano de Recuperação Judicial para microempresas e empresas de empresas de pequeno porte; Da convolação da recuperação judicial em falência; Falência propriamente dita. Discorrendo ainda sobre os mesmos, nos artigos 70 a 82 da Lei 11.101/05.

  1. DESENVOLVIMENTO

        

  1. Do plano de recuperação judicial para microempresas e empresas de pequeno porte.

Poucos sabem, mas com a nova lei de falência (Lei Federal nº 11.101/2005) passou a existir no mundo jurídico a possibilidade de microempresas e empresas de pequeno porte se utilizarem da chamada recuperação judicial, a qual tem o objetivo de viabilizar a superação de situação de crise econômico-financeira.

Essa possibilidade jurídica permite a manutenção das atividades desenvolvidas, do emprego dos trabalhadores, bem como assegura os interesses dos credores e, ao mesmo tempo, preserva a empresa e mantém-se o estímulo à atividade econômica.

Para tanto, é necessário que o pedido de recuperação judicial seja encaminhado ao Juiz competente expondo de modo concreto toda situação patrimonial da ME ou EPP e as razões da crise econômico-financeira existente. Aliado a isso, deverá constar do pedido as demonstrações contábeis dos últimos 03 (três) exercícios sociais; toda a relação de credores; a relação dos empregados, suas respectivas funções e salários; certidão de regularidade da empresa na Junta Comercial e seus atos constitutivos; a relação dos bens particulares dos sócios controladores e administradores; os extratos de movimentação bancária da empresa, inclusive o de aplicações financeiras, se existirem; certidões de cartório distribuidor de protestos e relação de todas as demandas judiciais existentes, notadamente as de caráter trabalhista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (300.2 Kb)   docx (97.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com