TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRRABALHO FORMAÇÃO DE ESTRUTURAS ECONÓMICAS DE POLÍTICA DO BRASIL

Tese: TRRABALHO FORMAÇÃO DE ESTRUTURAS ECONÓMICAS DE POLÍTICA DO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/2/2014  •  Tese  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

TRRABALHO DAS FORMAÇÕES DAS ESTRUTURAS POLITICAS ECONÔMICAS DO BRASIL

NOME: Fabrícia Romão de Oliveira

1- Quais circunstâncias levaram a transferência da Corte para o Brasil e quais as consequências desse ato para a nossa independência?

Napoleão Bonaparte passou a combater e a dominar todos os países inimigos da França menos a Inglaterra, daí veio o bloqueio continental no qual era determinado que ficava proibido manter relações comerciais com os inglese, como Portugal não obedeceu as metas estabelecidas pelos franceses o imperador Napoleão invadiu Portugal, para solucionar o problema Dom João resolveu refugiar-se no Brasil e transferir a sede do governo de Portugal. A presença da corte Portuguesa no Brasil só veria favorecer a Inglaterra, pois tinha grande interesse em estabelecer o livre comercio com as colônias Portuguesas, estes mercados encontravam-se de portas fechadas para os inglese. Podemos apontar como uma das consequências que levaram a independência do Brasil foi a vinda da corte Portuguesa, com u intuito de fiar residência permanente no Brasil os Portugueses pretendiam ter o seu próprio regime de governo aqui no Brasil ou seja se tornarem independentes, buscando assim interesses sobreo o seu próprio ambiente brasileiro.

2- Quais as criticas feitas por Caio Prado Júnior ao projeto constitucional de 1823?

Para Caio Prado Júnior o projeto constitucional de 1823 mostra claramente a dura realidade de que o poder político exerce e sempre exerceu no Brasil um certo poder, onde a classe dominante teve a sua influencia e sua posição durante o processo de formação da constituinte, deixando a classe de menor poder aquisitivo fora de algumas regalias contidas no mesmo. Uma constituição a qual foi tomada como modelo as constituições inglesa e francesa , por que o Brasil não criaria a sua própria constituição a qual venha se adequar com a verdadeira realidade financeira do Brasil. Dentro dessa constituição constavam vários itens nos quais possivelmente levaria o Brasil a torna-se novamente em Brasil colônia , pois a maior parte das leis continha regalias as quais favoreciam em especial o imperador , pois o mesmo deixava bem claro em suas palavras em reuniões de que a “ Assembleia era uma constituição digna dele”. Desta forma podemos observar que a Assembleia não era de acordo com alguns princípios do imperador, talvez por esses e outros fatores no qual seriamos um novo Brasil colônia a constituinte de 1823 não tenha passado de um projeto.

3- Qual a posição das classes pobres da revolução na independência?

Eles eram radicais ao ponto de lutarem por seus direitos de igualdade pondo em questão resolução dos problemas de sobrevivência de grupos desprotegidos, planejavam uma brusca mudança na sociedade a qual todos buscavam por reformas sócias profundas, mas para que tudo isso viesse a ser realidade eles necessitariam de um apoio politico.

4- Quais fatores contribuíram para o ressurgimento das atividades agrícolas na segunda metade do século XVIII?

Alguns fatores podem ser apontados para o ressurgimento das atividades agrícolas: a abundância de terras disponíveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com