TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taxi - Trabalho Público ou Privado

Por:   •  15/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 3

TÁXI: É UM SERVIÇO PÚBLICO OU ATIVIDADE ECONÔMICA DE INTERESSE PÚBLICO?

Hoje a constituição não trata do assunto, deixando margem de dúvida se o táxi é serviço público ou serviço de utilidade pública. No caso dos serviços públicos, o texto constitucional determina que sejam prestados diretamente pelo Estado sob regime de concessão ou permissão, sempre por meio de licitação.

Porém alguma prefeituras adotam  a interpretação que o serviço de táxi é de utilidade pública, dependendo apenas da autorização de Poder Público, porém se questiona se a legalidade dessas autorizações, sem licitação prévia, argumentando que é serviço público.

O Serviço de táxi no Brasil, costumeiramente, vem sendo tomados por serviços públicos, durante décadas vem sendo aplicado como pressuposto para a construção de leis, regulamento e decisões judiciais e construção doutrinária.

Deparamo-nos com normas e decisões judiciais que, apesar de tomar por pressuposto ser táxi um serviço publico, reconhecem direitos exclusivamente aplicáveis a relação inteiramente de direito privado.

Buscando como se procede no município de Chapecó, encontramos a lei 4913/05.

Dispõe sobre o serviço público de táxi no Município de Chapecó, Estado de Santa Catarina.Conforme:

Art. 1º A presente Lei tem por objetivo disciplinar as condições para a exploração, no município de Chapecó, dos serviços de transporte individual de passageiros, doravante denominado simplesmente de Serviço de Táxi.

Entendemos que no nosso Município o serviço de táxi é reconhecido como Serviço Público, via permissão.

Art. 2º - I PERMISSIONÁRIO: motorista profissional autônomo, inscrito no Cadastro de Condutores, a quem é outorgada permissão para exploração do Serviço de Táxi,

O Artigo reforça  que para ocorrer a exploração do serviço necessita de permissão, conforme:

Art. 4º A prestação do Serviço de Táxi fica condicionada à outorga, pelo Poder Público municipal, da competente Permissão, da Licença para Trafegar e do atendimento, pelo Permissionário, das disposições desta Lei.

Complementa-se no:

Art. 5º Somente será outorgada a Permissão: 

I - à motorista profissional autônomo, devidamente inscrito no Cadastro de Condutores, proprietário do veículo destinado à prestação do Serviço de Táxi;

Assim, entendemos que Serviço Público é uma atividade pública administrativa de satisfação concreta de necessidades individuais, vinculados diretamente a um direito fundamental, insuscetíveis de satisfação adequada mediante aos mecanismos de livre iniciativa privada, destinada as pessoas, qualificadas legislativamente e executada por regime de direito privado.

Para procedermos na atividade de serviços de táxi, entendemos que todo serviços públicospode ser concedida ou permitida a particulares, havendo necessidade de se submeter-se a licitação, conforme:

Art. 6º Os interessados na exploração do Serviço de Táxi, submeter-se-ão a processo de licitação a ser elaborado e coordenado pela Comissão Permanente de Licitações, Diretoria de Defesa do Cidadão e Procuradoria Geral, sempre que o Município, tendo em vista o interesse público, julgar conveniente ampliar o número de permissões atualmente existentes, ou diante da vacância de qualquer das permissões atualmente existentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (91.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com